IV FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA E CULTURA DO IFSP – FECCIF25
1. DA REALIZAÇÃO DO EVENTO
1.1 A Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP é um evento científico voltado para estudantes e professores de ensino médio/técnico do Estado de São Paulo. O principal objetivo de sua realização é promover a divulgação e a popularização do conhecimento científico e tecnológico e incentivar alunos e professores do ensino fundamental, médio e técnico a planejar e executar trabalhos científicos, estimulando o olhar investigativo e o apreço pela ciência e fomentando o pensamento crítico e a criatividade, de modo a contribuir para a formação integral de seus participantes.
1.2 A IV edição da Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP, neste documento nomeada como FECCIF25, será realizada de maneira híbrida e contará com duas etapas distintas. A primeira etapa ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2025 e consistirá na apresentação de todos os trabalhos aprovados em modelo remoto, conforme item 5.1 deste regulamento. A segunda etapa acontecerá presencialmente no IFSP Câmpus Suzano, nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, e consistirá na exposição dos projetos melhor classificados na fase anterior, de acordo com o item 5.2 deste regulamento. Para a realização desta edição, o evento conta o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, o Ministério da Educação – MEC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES por meio da chamada Nº 37/2024 Feiras de Ciências e Mostras Científicas e com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Pesquisa do Instituto Federal de São Paulo.
2. DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
2.1
Poderão participar da FECCIF25 estudantes matriculados no Ensino Médio e no Ensino Técnico, de escolas públicas e particulares, preferencialmente, do estado de São Paulo.
2.2 Os projetos podem ser desenvolvidos de maneira individual ou em grupos. Cada estudante poderá inscrever apenas UM projeto. Orientadores e coorientadores podem participar simultaneamente de múltiplos trabalhos inscritos.
2.3 Os projetos devem estar alinhados a uma das Categorias e/ou subcategorias previstas para a edição da FECCIF25, de acordo com a Lista de Categorias e Subcategorias previstas para a inscrição, apresentada ao final deste Regulamento Geral.
2.4 Os estudantes podem ser de idades, séries, escolas, cidades ou estados diferentes. Todos os estudantes autores devem se enquadrar no regulamento previsto para a participação da FECCIF25.
3. DA SUBMISSÃO DOS PROJETOS
3.1 A submissão do projeto é gratuita e deverá ser realizada a partir de 02/06/2025 exclusivamente em formato eletrônico. Inscreva-se em: https://feccif.com.br/inscreva-se/.
3.2 O prazo para a submissão de projetos para a FECCIF25 se encerra dia 10/08/2025, às 23h59, horário de Brasília.
3.3 Para a submissão (inscrição do projeto), os participantes deverão preencher o formulário de inscrição com as seguintes informações:
3.3.1 dados dos(as) participantes (estudantes, orientador(a), coorientador(a));
3.3.2 dados do projeto (título e categoria);
3.3.3 resumo do projeto (máximo 350 palavras) e três palavras-chave (consulte modelo de projeto aqui);
3.3.4pôster do trabalho: link do arquivo em pdf compartilhado publicamente em ambiente virtual. Consulte modelo do pôster aqui;
3.3.5 vídeo de apresentação do projeto (Pitch): link para o vídeo de apresentação do projeto, com duração de até 2 minutos, que deverá ser compartilhado publicamente no Youtube®. Conheça aqui vídeos de trabalhos apresentados em edições anteriores e inspire-se.
3.4 Estudantes, orientadores e coorientadores devem ler e concordar com a política de privacidade da FECCIF, como pré-requisito para sua inscrição. Todos os participantes devem ser devidamente cadastrados durante a submissão do projeto e não é permitida a troca, alteração ou inclusão de participantes após a submissão do projeto.
4. DO CARÁTER DO PROJETO
4.1 O projeto inscrito deve seguir a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia, com rigor científico, registrando os passos realizados durante o trabalho, tais como esboços, anotações, coletas, testes, resultados e análises. Se for o caso, estes registros podem ser solicitados durante a apresentação dos trabalhos pelos avaliadores.
4.2 A documentação preparada pelos estudantes deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelos próprios alunos, identificando as atividades realizadas com ajuda externa.
4.3 Os estudantes devem referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em sua pesquisa que não é de sua própria autoria, identificando autores e fontes destes materiais.
4.4 Projetos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências estarão sujeitos à desclassificação. Os projetos que não estiverem de acordo com as regras apresentadas ou que não apresentarem todos os documentos e dados solicitados, deixarão de pontuar para a premiação, de acordo com o item 7.
4.5 A lista de projetos aprovados para serem apresentados na FECCIF25 será divulgada na página oficial do evento e por meio das mídias oficiais de comunicação. Os inscritos serão também devidamente comunicados a respeito do aceite de suas propostas por meio dos e-mails cadastrados no momento da inscrição.
5. DAS ETAPAS DA FECCIF25
5.1 A primeira etapa da FECCIF25 será realizada em ambiente virtual e consistirá na apresentação de todos os trabalhos aprovados em salas de videoconferência. Nesta etapa, os projetos apresentados serão julgados pela equipe de avaliadores e, posteriormente, classificados de acordo com sua pontuação. Os projetos que obtiverem melhor pontuação em cada categoria (de acordo com a Lista de Categorias e Subcategorias previstas para a inscrição, apresentada ao final destas Regras Gerais) serão classificados como finalistas e passarão para a segunda etapa.
5.2 A segunda etapa do evento será realizada de maneira presencial no IFSP Câmpus Suzano, Av. Mogi das Cruzes, 1501 – Parque Suzano, Suzano – SP, CEP 08673-010. Na ocasião, os estudantes e orientadores de trabalhos participarão presencialmente da feira para a exposição de seus projetos na forma de pôster e serão julgados por comitês de avaliadores. Da classificação obtida nesta nova etapa resultarão os projetos vencedores da FECCIF25, sendo premiados os melhores colocados em cada categoria.
5.3 Todos os participantes da segunda etapa do evento contarão com um estande para a exposição de seus projetos e a FECCIF25 oferecerá, sem custos para os participantes, a impressão dos pôsteres dos trabalhos classificados para a apresentação na etapa presencial.
5.4 Para estudantes e docentes do IFSP, exclusivamente, poderá ser oferecido – por meio do apoio da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP – auxílio para custeio de deslocamento, estadia e alimentação para até 3 (três) alunos e um orientador responsável por cada projeto de modo a viabilizar a participação de todos nessa etapa da feira. Todas as informações a respeito dos procedimentos para a solicitação do auxílio serão enviadas oportunamente aos aprovados para a segunda etapa do evento.
6. DA APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
6.1 A apresentação do projeto durante o evento, seja na etapa on-line ou na presencial, deverá ser realizada pelos próprios estudantes, nos dias e horários especificados na programação. Quando o projeto for realizado em grupo, recomenda-se que todos os estudantes autores estejam presentes para apresentar o projeto, mas, caso isto não seja possível, a presença de pelo menos um dos estudantes será obrigatória. O projeto não poderá ser apresentado por pessoas que não sejam os autores estudantes, nem mesmo por orientador e coorientador.
6.2 Para a etapa on-line, deverão preparar uma apresentação oral ou um painel explicativo virtual do projeto (como slides em powerpoint, etc) que também serão avaliados. Para a etapa presencial, a apresentação será realizada usando o painel/pôster do trabalho (o pôster usado nesta etapa será o mesmo submetido no momento da inscrição do trabalho). Em ambas as etapas, poderão ser demonstrados o funcionamento de protótipos, além de utilizar recursos auxiliares como apresentações audiovisuais e vídeos.
6.3 As apresentações on-line dos trabalhos serão realizadas nos dias 17, 18 e 19/09. Os horários de cada sessão de apresentação serão especificados na programação final do evento. As apresentações presenciais serão realizadas no IFSP Câmpus Suzano nos dias 22 e 23/10, no período das 10h às 12h e das 14h às 17h.
6.4 Durante as exposições de trabalhos, os estudantes devem apresentar toda a documentação da realização do seu projeto, incluindo o Relatório Parcial (para projetos em desenvolvimento) ou Final (para projetos já finalizados).
7. DAS AVALIAÇÕES
7.1 Durante as apresentações, em ambas as etapas do evento, os estudantes serão avaliados por Comitês de Avaliação a serem definidos pela Comissão Organizadora da FECCIF25.
7.2 Os Comitês de Avaliação serão específicos em cada etapa, garantindo que não haja coincidência de avaliadores entre a primeira e a segunda etapa do evento e que os avaliadores não tenham qualquer relação com os projetos avaliados.
7.3 Os projetos deverão ser julgados segundo o desenvolvimento da pesquisa e sua apresentação, de acordo com os seguintes critérios:
7.3.1 Planejamento do Projeto;
7.3.2 Execução do Projeto;
7.3.3 Inovação do Projeto;
7.3.4 Atitude Científica;
7.3.5 Criatividade;
7.3.6 Apresentação do Trabalho;
7.3.7 Pôster / Painel Explicativo.
7.4 Com base nas avaliações do Comitê de Avaliação, a Organização da FECCIF25 premiará os projetos melhor classificados em cada categoria. Os projetos desenvolvidos individualmente ou em grupo competem juntos dentro de suas categorias. Também serão reconhecidos os projetos de maior destaque apresentados no evento.
8. DA PREMIAÇÃO
8.1 Todos os trabalhos participantes da FECCIF25 receberão certificados de participação, que serão enviados por e-mail em até 30 dias após a realização do evento.
Os estudantes autores dos trabalhos inscritos e premiados receberão uma medalha da FECCIF25, e todos integrantes do projeto receberão o certificado de premiação, que será enviado também por e-mail após a realização da feira.
Ademais, como forma de premiação, serão oferecidas bolsas de Iniciação Científica Jr para os trabalhos com melhor classificação cujos autoras/es mantenham vínculo com sua instituição de origem no ano de 2026 em conformidade com o previsto na Chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES Nº 37/2024.
A cerimônia de premiação será online e transmitida em tempo real em ambiente virtual, e seguirá o cerimonial previsto pela Comissão Organizadora, conforme o cronograma.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 Os participantes do evento ficam cientes de que, ao inscreverem o projeto, autorizam a realização e divulgação de imagens pela Comissão Organizadora da feira, sem ônus para a mesma. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais imagens realizadas por visitantes ou participantes durante o evento.
9.2 A Organização da FECCIF25 se reserva o direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras acima.
9.3 Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
LISTA DE CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS PREVISTAS PARA A INSCRIÇÃO NA FECCIF25, BASEADA NA TABELA DE ÁREAS E SUBÁREAS DO CONHECIMENTO DA FAPESP
1. Ciências Agrárias: abrange trabalhos das subáreas de Agronomia; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola; Zootecnia; Medicina Veterinária; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Produção Alimentícia; Recursos Naturais.
2. Ciências Biológicas: abrange trabalhos das subáreas de Biologia Geral; Bioquímica; Genética; Biofísica; Botânica; Farmacologia; Zoologia; Imunologia; Ecologia; Microbiologia; Morfologia; Parasitologia; Fisiologia; Meio Ambiente.
3. Ciências Exatas e da Terra: abrange trabalhos das subáreas de Matemática; Física; Probabilidade e Estatística; Química; Ciência da Computação; Geociências; Astronomia; Oceanografia.
4. Ciências Humanas: abrange trabalhos das subáreas de Filosofia; Geografia; Sociologia; Psicologia; Antropologia; Educação; Arqueologia; Ciência Política; História; Teologia.
5. Ciências da Saúde: abrange trabalhos das subáreas de Medicina; Odontologia; Farmácia; Enfermagem; Fonoaudiologia; Nutrição; Saúde Coletiva; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Educação Física; Segurança do Trabalho.
6. Ciências Sociais Aplicadas: abrange trabalhos das subáreas de Direito; Museologia; Administração; Informação e Comunicação; Economia; Serviço Social; Arquitetura e Urbanismo; Economia Doméstica; Planejamento Urbano e Regional; Desenho Industrial; Demografia; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Ciência da Informação. Gestão e Negócios.
7. Engenharia: abrange trabalhos das subáreas de Eletrônica; Sanitária; Eletrotécnica; de Produção; Mecânica; Nuclear; Química; de Transportes; Civil; Naval e Oceânica; de Minas; Aeroespacial; de Materiais e Metalúrgica; Biomédica; Controle e Processos Industriais; Infraestrutura; Produção Industrial.
8. Linguística, Letras e Artes: abrange trabalhos das subáreas de Teoria e Análise Linguística, Filosofia da Linguagem, Linguística Aplicada, Línguas, Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Cinema; Produção Cultural; Design.