CH24187 - CAUSAS DO INSUCESSO ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - GUARULHOS
Ciências Humanas
Autores
Tayna Dias Sampaio; Ezequiel Melo Nogueira; Gustavo Borges Cunha
Orientadores
Rafael Magno Alves
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Tayna Dias Sampaio; Ezequiel Melo Nogueira; Gustavo Borges Cunha
- Rafael Magno Alves
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Resumo
O Insucesso escolar, que abrange dificuldades acadêmicas, evasão e desinteresse pelos estudos, afeta uma parcela significativa dos estudantes no Brasil. Esse fenômeno não apenas compromete o desenvolvimento profissional e o crescimento pessoal dos alunos, mas também impacta negativamente o progresso socioeconômico do país. Este estudo visa investigar as percepções dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos acerca das causas desse cenário. Para atingir esse objetivo, foram realizadas revisões bibliográficas, análises de boletins escolares e aplicado um questionário a 113 alunos, após uma breve contextualização sobre a pesquisa. As perguntas foram elaboradas com base em estudos prévios, buscando respostas detalhadas e contextualizadas para entender as raízes do problema. Dos alunos entrevistados, 95% afirmam viver em insucesso acadêmico, atribuindo como principais causas os métodos de ensino (99%), a defasagem acadêmica (76%) e as dificuldades com a matéria (58%); em respostas dissertativas, os estudantes mencionaram sobrecarga, metodologia, horários e falta de concentração. Fatores como o trabalho, que afeta todos os alunos que realizam atividades fora do ambiente escolar, e o transporte, que impacta negativamente 64% deles, também foram apontados como determinantes, além do interesse nas disciplinas, no qual 77% afirmam ter melhor desempenho em matérias que consideram mais interessantes. Por fim, 27 alunos declararam ter ambientes pouco ou nada adequados para o estudo em casa, sendo que quase 90% destes apresentam rendimento acadêmico com dificuldades médias a altas. Os dados demonstram que o insucesso acadêmico no IFSP-GRU decorre principalmente de métodos de ensino ineficazes, defasagem acadêmica e responsabilidades externas, como o trabalho. Para mitigar esses impactos, é fundamental promover adaptações pedagógicas, como a flexibilização dos horários, a implementação de métodos de ensino mais dinâmicos e o oferecimento de suporte adicional para estudantes que enfrentam ambientes de estudo inadequados, defasagem acadêmica e responsabilidades externas, evitando assim a sobrecarga e superando as barreiras do bom desempenho acadêmico.
PALAVRAS-CHAVE: Fracasso Escolar. Causas. Ensino Médio.