CH24062 - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE REFLEXÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE
Ciências Humanas
Autores
Crystofeer Valdeilson Flor da Silva
Orientadores
Emerson Ferreira Gomes
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Boituva
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Crystofeer Valdeilson Flor da Silva
- Emerson Ferreira Gomes
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Boituva
Resumo
A emissão de carbono e seus impactos à vida terrestre tornou-se frequente na sociedade atual e, nesse caso, as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizadas para despertar o senso crítico do aluno e a maneira de enxergar problemas ambientais. Diante disso, o elemento motivador de nosso trabalho surge a partir das possibilidades da divulgação da Ciência e sua relação Tecnologia, Sociedade e Ambiente a partir dos quadrinhos, que visa mostrar a importância dos cuidados ambientais. Logo, a pesquisa visa analisar HQs através de uma análise crítica relacionada aos impactos ambientais. Para elaboração dos produtos de divulgação científica, adotamos uma sistemática adotada que envolve três etapas, análise discursiva das HQs, a partir de seu contexto original, o debate sobre os temas relacionados à emissão de carbono e suas consequências em impactos ambientais, além de outros fatores prejudiciais para o planeta Terra e a ciência a partir das obras literárias utilizando referências da área de CTS (Auler, 2008; Freire, 1995) e, por fim, a produção de materiais visando a divulgação da ciência e a incorporação da manifestação artístico cultural a um processo educativo em situação não-formal voltado para estudantes do ensino básico, com base na análise e em discussões do clube. Como resultado, foi analisadas obras sequenciais sendo elas “O Mundo sem Fim” (Jancovici;BLAIN, 2023), “Trinity” (Fetter-Vorm, 2013) e “Primavera em Tchernóbil” (LEPAGE, 2022). Através desses estudos, foi possível abranger as reflexões relacionadas à emissão de carbono, formas de energia e impactos ambientais. Além disso, através de oficinas científicas, disseminamos determinados saberes científicos nas escolas para possibilitar reflexões ambientais nos alunos. Com os resultados prévios deste estudo foi possível notar um maior interesse da comunidade nos temas abordados, tais como emissão de dióxido de carbono e seus impactos na vida terrestre e mudanças climáticas, que são considerados complexos e muitas vezes deixados de lado devido essa dificuldade de os assemelhar ao dia a dia, mas usando um produto da cultura pop acaba facilitando seu entendimento, quando se é compreendido que a ciência também está presente ou pode ter uma conexão com os produtos culturais que consumimos.
PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente. Divulgação científica. Impactos ambientais. Emissão De carbono. Histórias em quadrinhos. Literatura