CH24022 - GÊNERO E OPRESSÃO PATRIARCAL: UMA ANÁLISE DAS OBRAS DE MARIA LÍDIA MAGLIANI A PARTIR DAS TEORIAS FEMINISTAS INTERSECCIONAIS

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Ciências Humanas
Autores

Mikaella Nascimento Silva

Orientadores

Marcela Loureiro Alves

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

Resumo

Cotidianamente, opressões cruzadas e enraizadas resistem, por séculos, em flagelar o sexo e o gênero feminino, tornando necessária a análise histórica e social dessas relações coercitivas que são expostas de maneira genuína e atemporal por Maria Lídia Magliani por meio de suas pinturas, os objetos de análise deste trabalho que possibilitam a compreensão do desenvolvimento e relação que as coerções sociais patriarcais possuem no contexto feminino brasileiro. Dessa forma, o trabalho visa analisar as obras de Magliani com o objetivo de entender, a partir de uma perspectiva feminista interseccional, os mecanismos de opressão do patriarcado, como o controle sexual e o belo idealizado que resultam no autoflagelo feminino, e do racismo, ao mesmo tempo que tem objetivo de evidenciar uma artista brasileira invisibilizada. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica de livros e artigos de pensadoras feministas que dissertam sobre o padrão de beleza, o controle sobre a sexualidade feminina e a intersecção de raça, classe e gênero e artigos que abordam as obras e a trajetória da artista em questão. O levantamento bibliográfico foi realizado utilizando plataformas digitais como o Google Acadêmico e Scielo e palavras-chaves como “feminismo brasileiro”, “padrão de beleza”, “interseccionalidade” e “Maria Lídia Magliani”. Assim, foi possível analisar as críticas retratadas nas pinturas da Magliani, apontando as opressões patriarcais, racistas e a relação entre a performance do feminino e a dor, e analisando o desenvolvimento dos mecanismos patriarcais em contraposição ao feminismo e como o capitalismo se relaciona com o padrão de beleza. Concluiu-se que o padrão de beleza, mecanismo patriarcal acentuado em resposta ao feminismo, leva ao sofrimento contínuo de mulheres e que, juntamente da hipersexualização do corpo da mulher negra, resulta em um sistema cruzado de controle e opressão que levou a Magliani, afetada por esse sistema, a retratar e expor essas relações. Portanto, a pesquisa visibiliza a artista e sistematiza e correlaciona as teorias feministas com suas pinturas.

 PALAVRAS-CHAVE: Maria Lídia Magliani. Feminismo. Interseccionalidade. Padrão de beleza. Racismo. Patriarcado.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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