CH24005 - POD-IC? COMO AS FEIRAS CIENTÍFICAS PODEM IMPACTAR O PROTAGONISMO E A ESCOLHA DA CARREIRA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Ciências Humanas
Autores
Alana Vilela Silva; Yasmin Pessoa Silva
Orientadores
Raquel Cristina Bertolini Lot; Diogo Palaes Franco Pereira
Instituição
Centro Municipal de Ensino Profissionalizante - CMEP Paulínia
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Alana Vilela Silva; Yasmin Pessoa Silva
- Raquel Cristina Bertolini Lot; Diogo Palaes Franco Pereira
- Centro Municipal de Ensino Profissionalizante - CMEP Paulínia
Resumo
Os estudantes da educação básica estão sendo cada vez mais motivados a participar de feiras de divulgação científica, evidenciado pela inscrição de 2900 projetos na FEBRACE em 2024. O desenvolvimento de projetos de pesquisa permite aos estudantes construir raciocínio lógico e estruturado sobre problemas cotidianos, utilizando o método científico ou a engenharia. Estas habilidades estão previstas na nova Base Nacional Comum Curricular do ensino médio, que enfatiza a necessidade de realizar pesquisas de campo, experimentos científicos e compreender, criticar e produzir textos de divulgação científica. Dentro deste cenário, levantamos duas hipóteses: como a participação em projetos de pesquisa pode ajudar na orientação vocacional do estudante e como isso pode ser determinante na construção do protagonismo estudantil no processo de ensino-aprendizagem. Utilizando a metodologia científica, através de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, coletamos dados qualitativos de estudantes que participaram de projetos de pesquisa durante o ensino médio. Após a tabulação dos dados, uma análise quanti-qualitativa demonstrou que a participação dos estudantes em feiras científicas, contribuiu significativamente para o protagonismo e letramento científico em seu processo de ensino-aprendizado. Também foi analisada a participação feminina em projetos de pesquisa, revelando como alguns prêmios disponibilizados pelas feiras têm incentivado uma maior adesão à pesquisa científica. Para ampliar a participação dos estudantes nessas feiras, foram criados um site e um podcast dedicados a promover uma plataforma interativa onde os estudantes encontram recursos didáticos e recebem orientações sobre as feiras científicas. Complementando o site, o podcast busca desmistificar o processo de pesquisa e motivar os alunos a se envolverem em projetos científicos, mostrando como essa experiência pode ser transformadora para suas vidas acadêmicas e profissionais. Essas iniciativas, com as feiras científicas, são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades previstas na nova Base Nacional Comum Curricular, mostrando-se promissoras para a escolha da carreira profissional.
PALAVRAS-CHAVE: Feiras Científicas. Site. Iniciação Científica