CE24172 - MENINAS NA CIÊNCIA: DO PROJETO À TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS

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Ciências Exatas e da Terra
Autores

Maria Eduarda dos Santos; Ana Clara Cardoso Maciel; Letícia Rainet Fernandes

Orientadores

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel Paulista

Resumo

Historicamente, as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) possuem baixa representatividade feminina, não por inaptidão das meninas, mas por falta de apoio e incentivo para que desde cedo considerem se tornar cientistas. Assim, com o intuito de diminuir a desigualdade de gênero presente nas instituições de ensino superior e no mercado de trabalho em áreas relacionadas à Ciência, buscamos incentivar estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e periféricas da região leste de São Paulo, a se interessarem pelas áreas de CTEM, através de atividades voltadas exclusivamente para o público feminino. As ações realizadas nas instituições de ensino incluem oficinas de arduino e impressora 3D, dinâmicas com jogos que destacam a contribuição de mulheres na ciência, experimentos que aproximam a teoria do cotidiano e palestras com profissionais do setor, que buscam inspirar as jovens a atuar nessas áreas. Ao final de cada atividade, são preenchidos formulários de avaliação para melhorar as futuras ações. O projeto apresentou impacto significativo na vida de todas as meninas envolvidas, por atingir tanto as alunas participantes quanto as voluntárias que planejaram, testaram e aplicaram as dinâmicas. Ao todo, em 2024, foram beneficiadas mais de 150 meninas, as quais relataram que a iniciativa influenciou positivamente nas suas escolhas profissionais, além de desenvolverem habilidades sociais, intelectuais e uma visão mais positiva sobre CTEM, percebendo que esses campos também lhes pertencem. Além disso, oferecemos um espaço seguro e motivador, onde as meninas podem explorar seu interesse por ciência e tecnologia sem julgamentos, fortalecendo sua confiança para atuarem em áreas predominantemente masculinas. Ao destacar a importância de modelos femininos na ciência, o projeto mostrou que as meninas podem, sim, se tornar cientistas, promovendo uma mudança de mentalidade tanto nas alunas quanto na sociedade. Assim, o impacto da iniciativa vai além das atividades específicas, beneficiando a sociedade ao promover maior inclusão e diversidade nas áreas de CTEM. Portanto, é essencial que projetos como este continuem a ser incentivados e expandidos, alcançando mais jovens e contribuindo para um futuro mais igualitário, onde mulheres tenham as mesmas oportunidades de explorar e se destacar em áreas científicas e tecnológicas.

PALAVRAS-CHAVE: CTEM. igualdade de gênero. desenvolvimento profissional.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

feccif@ifsp.edu.br