CE24090 - SPEED MATH
Ciências Exatas e da Terra
Autores
Guilherme Dias Nogueira; Lucas Balbino de Souza; Jônatas Oliveira Lima Barrile
Orientadores
Clara Maria Senna
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Guilherme Dias Nogueira; Lucas Balbino de Souza; Jônatas Oliveira Lima Barrile
- Clara Moreira Senne
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas
Resumo
Este projeto, intitulado “Speed Math: Ferramentas Digitais para Aperfeiçoar Cálculos Mentais”, visa abordar as dificuldades comuns enfrentadas por indivíduos ao realizar cálculos mentais. Reconhecendo a importância dessa habilidade em diversas áreas, propomos desenvolver uma plataforma digital interativa que combina exercícios práticos, tutoriais interativos e desafios competitivos. O objetivo geral é facilitar e aprimorar a prática de cálculos mentais, tornando-a mais acessível e eficiente para usuários de diferentes idades e níveis de conhecimento. A metodologia adotada inclui uma pesquisa exploratória e descritiva para identificar as principais dificuldades e analisar abordagens existentes, seguida pelo desenvolvimento iterativo da plataforma utilizando tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, Node.js e MySQL. Espera-se que os usuários apresentem uma melhoria significativa nas habilidades de cálculo mental, engajamento e satisfação ao utilizar a plataforma, contribuindo para a educação matemática e demonstrando a eficácia de ferramentas digitais interativas. Além disso, a plataforma pretende democratizar o acesso ao aprendizado de cálculos mentais, proporcionando uma ferramenta valiosa para educadores e estudantes. Os resultados preliminares serão obtidos através da análise de dados de uso e feedback de um grupo piloto de usuários, ajustando as funcionalidades conforme necessário. A pesquisa contribuirá para a literatura acadêmica sobre métodos de ensino interativos e digitais, promovendo inovações no ensino de matemática. Em resumo, o “Speed Math” pretende não apenas ser uma ferramenta prática e eficaz, mas também uma referência em tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.
PALAVRAS-CHAVE: cálculos mentais, ferramentas digitais, aprendizagem interativa, jogos educativos, educação matemática.