LA23021 - TUDO NO MEU TEMPO: UMA ARTE CHAMA OUTRA ARTE
Linguística, Letras e Artes
Autores
Carlos Irineu Costa Barros
Orientadores
Mayara Gobetti Fernandes da Silva
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Boituva
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Carlos Irineu Costa Barros
- Mayara Gobetti Fernandes da Silva
- Instituto Federal São Paulo - Campus Boituva
Resumo
O presente trabalho apresenta os procedimentos realizados por um grupo de estudantes do ensino médio integrado para a criação de uma exposição para a 20ª SNCT, produto previsto no projeto de extensão “ClubOn, Arte e Criatividade: Ateliê no Clube de Leitura Câmpus Boituva IFSP”. Este projeto foi criado para atender à demanda de estudantes participantes do Clube em 2022 que estimulados(as) pela leitura de livros de histórias em quadrinhos, quiseram também dedicar-se às artes plásticas e ao artesanato. Em 2023 o Clube tem cinco projetos ativos (uma extensão, três de ensino e um de pesquisa). Estudantes bolsistas trabalham de forma integrada, com reuniões presenciais semanais. Para a criação da exposição houve um exercício para se chegar à ideia do tema, conduzido pelas docentes coordenadoras do projeto, que colocaram a questão: “o que seria bom para adolescente fazer?”, “o que é importante ou preocupante para vocês?”. Tempo foi o termo que melhor expressou os nossos sentimentos. O exercício continuou, e diante das perguntas “tempo para quê?”, “tempo para quem?”, respondemos “tudo”. Assim, chegamos à elaboração do tema “Tudo no Meu Tempo”. Na semana seguinte, para a criação de uma logo, somente bolsistas, sem interferência das coordenadoras, trabalharam as suas ideias referenciadas na cultura popular mundial: a tartaruga e a lebre, que representariam o ritmo de cada pessoa; também o relógio; e, após vários desenhos na lousa chegou-se à cartola do “Chapeleiro Maluco”. Com flores nas cores do Clube de Leitura (roxo e amarelo) e um relógio, a logo foi criada. No mesmo dia, à noite, eu elaborei a logo em formato digital que foi bem recebida pelo grupo. Para divulgar e convidar as pessoas a participarem da exposição decidimos fazer um chapéu concreto. Com a orientação de uma docente do curso de Pedagogia, estamos construindo o chapéu com técnicas de produção de flores e objetos com papel. A conclusão é que os quadrinhos, nona arte, chamaram as artes plásticas e o artesanato, portanto, um arte chama a outra; e que a escola pode propiciar espaços (tempos e projetos) para que adolescentes criem e concretizem as suas ideias em coletivos.
PALAVRAS-CHAVE: Clube de Leitura. Linguagens Artísticas. Histórias em Quadrinhos.