CH23018 - VIDAS EM QUADRINHOS: REPRESENTATIVIDADE, AUTOCONHECIMENTO E AUTOACEITAÇÃO EM HQS
Ciências Humanas
Autores
Morena Morales Azevedo;
Orientadores
Juliana Regina Basilio
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Boituva
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Morena Morales Azevedo
- Juliana Regina Basilio
- Instituto Federal São Paulo - Campus Boituva
Resumo
Apresento aqui o meu projeto de iniciação científica, que está em andamento e é financiado pelo PIBIFSP, que propõe um estudo sobre práticas de leitura de histórias em quadrinhos (HQs) de adolescentes no projeto de Clube de Leitura do Campus Boituva. O objetivo da pesquisa é compreender a construção do gosto pela leitura de um grupo de estudantes que desenvolveram o interesse por uma temática específica, diversidade (com foco em gênero e sexualidade, e deficiências e necessidades específicas), a partir do acesso a um acervo de histórias em quadrinhos do Clube. Baseada em estudos sobre práticas de leitura de HQs e no conceito de interseccionalidade, a pesquisa está estruturada em três partes. Primeiro, a escrita do meu relato de experiência com leitura de HQs e participação no Clube, que serviu de base para o segundo procedimento da pesquisa: a construção de um roteiro de entrevista semiestruturada, com vistas a uma enquete a ser realizada com participantes do Clube em 2022 (estudantes do ensino médio e do ensino superior) que também tiveram muito interesse pela leitura de HQs sobre diversidade, para investigar as motivações para as suas escolhas de leitura com outros estudantes companheiros(as) da proponente no Clube de Leitura. O procedimento de coleta de dados com entrevistas exigiu a submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP. A análise foi realizada e neste momento aguardamos a liberação do parecer para dar prosseguimento ao trabalho de campo, com três entrevistas que serão analisadas com base em discussões sobre construção do gosto, práticas de leitura de HQs e interseccionalidade. A expectativa é mostrar como as especificidades da arte sequencial ou nona arte, como são chamadas as histórias em quadrinhos, no tratamento sobre a vida (em quadrinhos), impacta positivamente a relação de adolescentes e jovens com a leitura, assim como a qualificação e expansão do seu autoconhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Clube de Leitura. Diversidade. Histórias em Quadrinhos (HQs).