CE25065 – MONITOR ARBOR: SISTEMA INTELIGENTE DE MONITORAMENTO PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS DE ÁRVORES

Visualizar Pôster RESUMO A queda de árvores em áreas urbanas representa riscos significativos à segurança pública, podendo causar danos materiais e ferimentos a pessoas. Métodos tradicionais de inspeção, baseados apenas em observação visual, apresentam limitações na detecção precoce de problemas estruturais. Nesse contexto, o trabalho apresenta o Monitor Arbor, um sistema inteligente de monitoramento do…

CE25066 – KOBAYASHI -DESENVOLVIMENTO DE UMA EXTENSÃO NO CHROME PARA CAPTAR TEXTO DE IMAGEM DE MANGÁ E TRADUZIR PARA PORTUGUÊS

Visualizar Pôster RESUMO O mercado de mangás tem grande importância na sociedade, incentivando o hábito da leitura, aproximando pessoas e espalhando a cultura japonesa. Porém, parte desse conteúdo é distribuída por scanlators, que oferecem traduções não oficiais, o que se enquadra como pirataria. O objetivo desse projeto é desenvolver uma extensão que reconheça textos exibidos…

CE25067 – LAGOAS ARTIFICIAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO DA LAGOA AZUL (SUZANO-SP)

Visualizar Pôster RESUMO Lagoa Azul, localizada em Suzano (SP), uma lagoa artificial formada pela mineração de argila, atualmente considerada inadequada para uso público pelas autoridades. Este estudo pretende discutir a possibilidade de ressignificação da Lagoa Azul através de resoluções registradas em literatura e análise de caráter físico-químico. Os objetivos incluem: investigar os problemas ambientais da…

CE25068 – JARDIM DO SABER: EDUCAÇÃO INFANTIL LÚDICA

Visualizar Pôster RESUMO A educação infantil exerce papel essencial no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, sendo necessário que os processos de ensino nessa fase sejam envolventes e significativos. Diante disso, este trabalho propõe a criação da plataforma digital “Jardim do Saber”, com foco na promoção da aprendizagem infantil por meio de recursos lúdicos…

CE25069 – IFOTOM: ESPECTROFOTÔMETRO DE ABSORÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA SMARTPHONES

Visualizar Pôster RESUMO O ensino de espectrofotometria, técnica essencial para análises químicas e ambientais, é limitado nas escolas brasileiras devido ao alto custo de equipamentos, que podem ultrapassar R$ 6.000,00, e ao “efeito caixa-preta” dos modelos modernos, que dificulta a compreensão dos princípios ópticos. Com o objetivo de tornar o ensino mais acessível, este trabalho…

CE25070 – SIMULADOR DE CÁLCULOS TERMOMÉTRICOS

Visualizar Pôster RESUMO O trabalho apresenta o desenvolvimento de uma calculadora termométrica digital voltada ao ensino e à aplicação prática dos conceitos de dilatação térmica de sólidos e líquidos. A ascensão da tecnologia na educação e a digitalização de ferramentas tornam este projeto relevante, pois permite a simulação de experimentos e a realização de cálculos…

CE25071 – PHIA: APLICATIVO DE BAIXO CUSTO PARA ANÁLISE DE FITAS DE PH COM IA

Visualizar Pôster RESUMO O monitoramento de parâmetros físico-químicos de soluções é fundamental em áreas como química, biotecnologia, saúde e controle ambiental. Entre esses parâmetros, o pH é amplamente utilizado para avaliar a acidez ou alcalinidade de amostras, sendo tradicionalmente medido por fitas colorimétricas ou potenciômetros. Entretanto, métodos convencionais apresentam limitações quanto à precisão, custo e…

CE25072 – DESAFIOS HIDROLÓGICOS EM AMBIENTES URBANOS: ANÁLISE DA REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO

Visualizar Pôster RESUMO A cidade de São Paulo apresenta, historicamente, elevada vulnerabilidade a desastres hidrológicos, agravada pela urbanização acelerada, mudanças climáticas e desigualdades socioespaciais. Em 2024, o município ocupava o segundo lugar no ranking nacional de risco geo-hidrológico, demonstrando a urgência de soluções estruturais e educativas para o enfrentamento desse problema. Este trabalho tem como…

CE25057 – MOLE: APLICAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ENSINO EM QUÍMICA

Visualizar Pôster RESUMO O ensino de Química, representa um dos mais expressivos exemplos do impacto que as tecnologias móveis podem promover quanto ao processo de ensino-aprendizagem. A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são exemplos significativos destes avanços tecnológicos promovidos pelos dispositivos móveis. Desta forma, contribuem para um aprendizado dinâmico suscitando a curiosidade dos alunos…

CE25042 – A DIFICULDADE DE UM JOGO, ADAPTANDO-SE PARA CADA TIPO DE JOGADOR

Visualizar Pôster RESUMO Um jogo eletrônico é composto por um tema, mecânicas e interface de usuário. Esta pesquisa explora conceitos de Game Design, como análise de heurísticas (que expõem defasagens em certas áreas na dificuldade do jogo), criação de cenários e tutoriais envolventes, além de métodos para regular a dificuldade. Alguns jogos tendem a ser…