CH25095 – A POSSÍVEL INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS INDIVÍDUOS

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RESUMO

Diante da crescente popularidade dos jogos digitais e das preocupações sobre possíveis prejuízos à socialização e ao desenvolvimento de habilidades sociais, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a possibilidade dos jogos eletrônicos influenciarem na interação social entre os indivíduos, compreendendo os aspectos positivos e negativos, e entender como evitar possíveis impactos negativos. Para este fim, a metodologia combinou pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo, que foi realizada por meio de um questionário online, e aplicada a 50 adolescentes entre 13 e 19 anos, dos quais 44 eram jogadores. Os resultados revelaram uma dualidade de efeitos: enquanto 65,9% dos participantes relataram ter ampliado seu círculo social por meio dos jogos, 68,2% receberam reclamações sobre tempo excessivo dedicado a essa atividade. Além disso, 54,5% admitiram ter negligenciado eventos sociais presenciais para jogar, indicando um possível desequilíbrio nas interações. A análise mostrou ainda que 20,5% perceberam melhoras em suas relações familiares, mas 13,6% tiveram queda no rendimento escolar associada ao uso excessivo. Como estratégias para um consumo mais saudável, os participantes do formulário sugeriram uma maior conscientização sobre os riscos (52,3% de apoio), estabelecimento de regras pessoais mais rígidas (56,8%) e maior incentivo a atividades offline (54,5%). Até o momento, a pesquisa recolheu, assim, que os jogos eletrônicos podem ser ferramentas valiosas de socialização quando utilizados com moderação, mas que o uso excessivo está associado a riscos significativos para o desenvolvimento social e acadêmico dos adolescentes. Como produto desta pesquisa, está prevista a criação de um website educativo para divulgação dos resultados, com o objetivo de conscientizar os indivíduos sobre os possíveis impactos do uso excessivo. As principais limitações do estudo referem-se ao tamanho da amostra e à sua restrição a um único grupo escolar, sugerindo a necessidade de pesquisas futuras com um número maior de pessoas de origens diversificadas.

PALAVRAS-CHAVE

socialização; adolescentes; consumo digital;