CE25064 – MICROPLÁSTICOS: ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TEMA

Visualizar Pôster

RESUMO

O crescente consumo e descarte inadequado de materiais plásticos configuram problemas ambientais associados aos chamados contaminantes emergentes, compostos presentes no meio ambiente com potencial poluidor, ainda sem monitoramento ou regulamentação. Entre eles, destacam-se os microplásticos, definidos como partículas poliméricas com dimensões inferiores a 5 mm, classificadas em primárias (produzidas já em tamanho reduzido) e secundárias (originadas da fragmentação ou degradação de partículas maiores). Além dos impactos físico-químicos diretos sobre os ecossistemas, suas pequenas dimensões e variadas formas favorecem a adsorção de metais tóxicos e poluentes orgânicos, intensificando a ecotoxicidade. Apesar da relevância do tema, aspectos socioambientais e sociocientíficos relacionados aos microplásticos ainda são pouco explorados no Ensino Médio, motivando o presente estudo. O objetivo foi analisar Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre a temática dos microplásticos, aplicando a Análise de Conteúdo à luz do Tetraedro de Abordagem Humanista da Química (TAHQ), visando sua utilização no ensino de química nesse nível de escolaridade. Foram selecionados três TDCs de cada uma das revistas Superinteressante, Galileu e Pesquisa Fapesp. A partir da leitura e análise, elaboraram-se Mapas Conceituais, que evidenciaram predominância de conteúdos no nível de Química Aplicada (QA), caracterizado por definições conceituais ou aplicações diretas da química, sem articulação com outras áreas ou contextos. Parte dos textos apresentou elementos da SócioQuímica (SQ), contemplando análises sobre custos e benefícios sociais, econômicos e ambientais da química e de seus produtos. Em poucos casos, identificaram-se trechos relacionados ao nível Crítico-Reflexivo (CR), no qual a aprendizagem dos conceitos químicos se integra a questões históricas, filosóficas e sociais, favorecendo o desenvolvimento de posicionamento crítico e reflexivo pelos estudantes. Os resultados indicam que, embora os TDCs analisados apresentem um potencial para introduzir o tema microplásticos no Ensino Médio, adaptações são necessárias para ampliar a abordagem, integrando aspectos de QA, SQ e CR conforme o TAHQ. Essa articulação contribui para uma compreensão mais ampla e contextualizada da química, estimulando nos estudantes a reflexão crítica sobre problemas socioambientais contemporâneos e promovendo o engajamento científico.

PALAVRAS-CHAVE

microplásticos; textos de divulgação científica; tetraedro de abordagem humanista da química