CE25056 – ENSAIOS MATEMÁGICOS: A ARTE DE ENSINAR MATEMÁTICA COM MAGIA, CRIATIVIDADE E DIVERSÃO

Visualizar Pôster

RESUMO

O ensino básico no Brasil, substancialmente o da matemática, vem confrontando grandes adversidades na última década, essas questões são evidenciadas por exames como o ENEM e o PISA, onde indicam que a maioria dos estudantes brasileiros não possuem conhecimento mínimo em matemática para exercerem plenamente suas cidadanias em situações simples do cotidiano. Certos fatores apresentam características causadoras desses problemas, dentre eles pode-se citar principalmente a falta de preparo de educadores e a ansiedade construtiva entre estudantes em relação a disciplina, em contrapartida processo de ensino e aprendizado em matemática é potencializado quando alunos e professores demonstram interesse em ensinar e aprender. A pesquisa tenciona desconstruir a aversão entre os alunos em relação a aprendizagem matemática e auxiliar na formação de professores por meio de metodologias e aplicações criativas e dinâmicas dentro da sala de aula através da aplicação de matemágicas – truques utilizando lógica e conceitos matemáticos -, expondo a matemática como algo concreto e atrativo, despertando a curiosidade e estimulando o estudo autônomo entre os educandos. Com o intuito de atingir esses objetivos a utilização de diferentes materiais como cartas, baralhos, dados, dominós e material didático composto pelas matemágicas, denominado “Grimório”, contribuem para a execução das atividades propostas, além disso o fornecimento de oficinas e subsídios para educadores serão fundamentais para no processo de aplicação. Esta pesquisa busca incentivar professores a utilizarem métodos de ensino não convencionais para a superação de obstáculos da educação atual, desmantelando o conflito na aprendizagem em relação à matemática entre os estudantes com metodologias que estimulam a criatividade, autonomia e a compreensão de conceitos matemáticos, ademais busca investigar os impactos pedagógicos dessa proposta, de acordo com a percepções de educadores quanto a eficácia do recurso na motivação dos estudantes, fomentando a aplicabilidade desses meios na abordagem de conteúdos, em especial, os algébricos. Os dados de acompanhamento do desenvolvimento desse projeto serão coletados através de etapas de avaliações diagnósticas, visando coletar o nível de conhecimento antes e depois da aplicação. O projeto “Ensaios Matemágicos” visa descontruir paradigmas inerentes à matemática entre educadores e educandos, provendo alteranivas de aprendizagens lúdicas e inovadoras para diferentes níveis de escolarização.

PALAVRAS-CHAVE

matemática; mágica; ensino;