CE25052 – ESTRATÉGIAS PARA INCENTIVAR JOVENS MULHERES NA TECNOLOGIA COM RECURSOS ACESSÍVEIS
RESUMO
O projeto Meninas na Ciência (MnC) tem como objetivo incentivar o ingresso de meninas do Ensino Fundamental e Médio nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM – sigla em inglês), considerando a baixa representatividade e o reduzido estímulo que essas estudantes recebem nessas áreas. Assim, o projeto, em 2024, desenvolveu três oficinas introdutórias sobre tecnologias acessíveis, em escolas públicas de São Miguel Paulista – São Paulo, o CÉU Luiz Melodia e o Campus São Miguel Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP SMP), incluindo estudantes de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da cidade Ferraz de Vasconcelos – São Paulo. As atividades desenvolvidas foram “Programas para modelagem e fatiamento 3D”, com desenvolvimento de um projeto autônomo; “Introdução ao Arduino”, a partir de uma aplicação com LEDs ritmados com programação; e “Modelagem 3D com Arduíno”, com o uso de LEDs em uma impressão 3D. Os encontros foram divididos em momento teórico e prático, buscando um processo de aprendizagem dinâmico e interativo. Cada oficina/encontro teve duração de duas horas, que incluíram o uso de softwares especializados e componentes eletrônicos como resistores, LEDs e resina. As oficinas atenderam, por encontro, entre 15 e 25 alunas matriculadas do 8º ano do Ensino Fundamental ao 4º ano do Ensino Médio integrado ao técnico, com idades que variavam de 13 a 19 anos, sendo conduzidas por quatro a cinco estudantes do IFSP-SMP. As avaliações médias, em uma escala de 1 a 5, foram 4,41 pontos percentuais para a satisfação geral. As participantes manifestaram níveis variados de conhecimento, que iam desde nenhum a intermediário, além de demonstrarem grande interesse e motivação ao longo das atividades. Ao final dos encontros, formulários foram distribuídos para as participantes e uma ficha de acompanhamento para a equipe do projeto, contendo perguntas objetivas e dissertativas, visando a avaliação das atividades. Os resultados obtidos indicaram devolutivas majoritariamente positivas, especialmente em relação ao incentivo à iniciação tecnológica. Além disso, a experiência foi destacada como interessante e divertida, reforçando a importância e o potencial de iniciativas que aproximem estudantes a esse campo.
PALAVRAS-CHAVE
tecnologia acessível; mulheres na stem; representatividade;