CE25051 – MEDINDO O PERÍODO DE ROTAÇÃO DO SOL COM UM CELULAR ACOPLADO A UM TELESCÓPIO: POTENCIALIDADES DA ASTROGRAFIA NO ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA.

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RESUMO

Este projeto visa integrar o ensino de Astronomia e Física utilizando a astrofotografia como ferramenta pedagógica, por meio da medida dos períodos de rotação do Sol em função da latitude usando um celular acoplado a um telescópio. Defende-se que o uso da astrofotografia no ensino de ciências é uma abordagem inovadora que pode tornar a experiência de aprendizagem mais envolvente e significativa, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de importantes habilidades científicas. Objetiva-se utilizar as posições das manchas solares para inferir os períodos de rotação solar em função da latitude, com precisão razoável para o escopo do projeto. O trabalho envolvido no projeto visa não somente introduzir aspectos fundamentais da análise e tratamento de dados, mas também evidenciar as naturezas das atividades experimentais científicas, seus alcances e limitações para a construção do conhecimento científico sobre a realidade.

PALAVRAS-CHAVE

ensino de astronomia; astrofotografia; rotação solar;