CE25044 – ESTUDO DOS TIPOS DE MECÂNICAS DE COMBATE IDEAIS DE SEREM IMPLEMENTADAS EM JOGOS ELETRÔNICOS DO GÊNERO ROGUELIKE
RESUMO
Com base na análise de dados da plataforma Steam, concluiu-se que o roguelike é um dos gêneros de jogos que vêm crescendo constantemente em quantidade de lançamentos nos últimos 10 anos. Entretanto, esse evento não se traduziu em um aumento de igual proporção na quantidade de jogadores ativos desse gênero. O objetivo geral desta pesquisa é investigar os desafios enfrentados no game design das mecânicas de combate em jogos rogue-like, propor soluções que tornem esse gênero mais acessível e atraente, e validar a eficácia das propostas através de uma avaliação heurística conduzida em um protótipo de um jogo rogue-like. Para isso, um experimento será conduzido com base no modelo de avaliação heurística proposto por Desurvire et al. (2009) e no método critic-proofing de Livingston et al. Foram selecionados 4 dos jogos roguelike com mais jogadores ativos na Steam. Eles serão jogados por avaliadores voluntários que irão identificar os problemas de engajamento na amostra. Cada jogador recebeu um manual de instruções e um formulário padronizado, contendo diretrizes sobre os aspectos a serem observados. Todos os passos do método critic-proofing que não necessitam da colaboração dos voluntários já foram conduzidos, também foram redigidos o formulário para submeter avaliações e um manual de instruções para preenchê-lo. Os métodos de identificação de problemas em jogos que fundamentam o experimento são difundidos e robustos, mas, por contar com a participação de menos de 20 avaliadores, poucos dados serão gerados e consequentemente processados. Pesquisas futuras poderão ampliar a amostra de jogos e a quantidade de participantes, assim como testar a aplicação das propostas geradas pelo estudo em outros protótipos.
PALAVRAS-CHAVE
roguelike; avaliação heurística; game design