LA24035 - ANÁLISE DISCURSIVA DE “FAZ O L”: DAS ELEIÇÕES ÀS REDES SOCIAIS

Linguística, Letras e Artes
Autores
Maria Clara Ferreira de Mello Gobbo
Orientadores
Rafael Prearo Lima
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista
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- Orientadores
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- Maria Clara Ferreira de Mello Gobbo
- Rafael Prearo Lima
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção e a repercussão do enunciado “faz o L”, veiculado, no ano de 2022, em um jingle da campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato à presidência do Brasil. A pesquisa é justificada pela necessidade de compreensão das dinâmicas de comunicação da atual sociedade, cada vez mais marcada pela digitalização e pela circulação acelerada de informações. Desse modo, à luz dos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, analisamos um total de 450 postagens publicadas na rede social X (antigo Twitter) que continham o enunciado “faz o L” e cujo significado pudesse ser, minimamente, evidenciado a partir de seu uso. Os resultados indicam que, inicialmente, tal enunciado é usado em apoio a Lula ou a seu governo. Em um segundo momento, esse mesmo enunciado ganha grande repercussão e também passa a ser usado, em tom de ironia, contra Lula ou contra seu governo. Por fim, o enunciado “faz o L” passa a funcionar como uma metáfora disponível na língua, usado em discursos de outros campos, sem relação direta com o político.
PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso. Aforização. Faz o L.
