EN24095 - MÁQUINA DE ESCRITA BRAILLE BRASILEIRA (MEBB): UMA SOLUÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA A INCLUSÃO DOS CEGOS NA EDUCAÇÃO

Engenharias
Autores
Ricardo Miranda dos Santos; Derick Alves de Lima; Gabriel Calza Agassi
Orientadores
Kellen Nunes Skolimoski; Fabiana Angeli Teixeira
Instituição
Colégio Dr. Walter Belian
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Danielly Alves dos Santos
- Kellen Nunes Skolimoski; Fabiana Angeli Teixeira
- Colégio Dr. Walter Belian
Resumo
Ao analisar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), nossa equipe foi inspirada a desenvolver um projeto focado em selos relacionados à educação de qualidade, redução das desigualdades e paz, justiça e instituições eficazes. Com base nisso, decidimos criar soluções que promovam a inclusão e a educação acessível para pessoas cegas, considerando as dificuldades que esse público enfrenta para ter acesso à educação. Nosso projeto consiste no desenvolvimento de uma máquina de transcrição do alfabeto romano para o alfabeto braille, utilizando um circuito com Arduino conectado a um display LCD e a um computador. O funcionamento é simples: o usuário, sem deficiência visual, digita uma palavra em alfabeto romano no monitor serial da IDE Arduino, e o dispositivo converte essa palavra para o alfabeto braille, exibindo-a no display LCD. Dessa forma, qualquer professor, mesmo sem conhecimento prévio em braille, pode criar materiais acessíveis para alunos cegos. As próximas etapas do projeto envolvem a adição de uma função de impressão tátil, que permitirá a produção física das palavras transcritas no display, possibilitando que alunos com deficiência visual manuseiem e utilizem o material. Concluímos que esta solução oferece uma maneira viável e de baixo custo para incluir pessoas com deficiência visual no processo educacional, tornando a educação mais acessível e equitativa.
PALAVRAS-CHAVE: Deficiência visual. Inclusão. Acessibilidade. Educação. Arduino.
