SA24184 - PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS SOBRE IMAGENS MANIPULADAS POR IA EM DIFERENTES CONTEXTOS

Ciências Sociais Aplicadas
Autores
Yasmin Alves Novaes; Evellyn Costa Conceição
Orientadores
Thiago Schumacher Barcelos
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
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- Orientadores
- Instituição
- Yasmin Alves Novaes; Evellyn Costa Conceição
- Thiago Schumacher Barcelos
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Resumo
Este projeto investiga como a inteligência artificial (IA) pode influenciar a percepção visual de estudantes de ensino médio e universitários de instituições públicas em relação a imagens manipuladas em diferentes contextos. Dado que os jovens são grandes consumidores de conteúdo digital, a dificuldade em distinguir imagens reais das geradas por IA, além das implicações éticas e sociais, ressalta a importância deste estudo. O objetivo principal é analisar como imagens geradas por IA afetam a percepção dos estudantes, explorando especificamente sua compreensão e familiaridade com técnicas de manipulação, suas percepções sobre a autenticidade e veracidade dessas imagens em comparação com fotografias, sua capacidade de distingui-las e os fatores que influenciam essa habilidade. A metodologia combinou métodos quantitativos e qualitativos, incluindo revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário via Google Forms a estudantes do ensino médio e universitários de uma instituição pública da região metropolitana de São Paulo, no qual eles identificaram se as imagens eram geradas por IA ou eram fotografias e responderam a perguntas objetivas e dissertativas. Os resultados mostram que a pontuação mediana foi 30 em uma escala de 70 pontos, com percentuais de acerto variando entre 16,7% e 49,5% para cada imagem, indicando dificuldades consideráveis na identificação. Observou-se que 74,7% dos estudantes enfrentam desafios com a qualidade e o realismo das imagens geradas por IA, e 40,3% apontam a falta de um padrão universal para identificar essas criações como um obstáculo, revelando a necessidade de diretrizes claras e ferramentas eficazes para reconhecer manipulações. Redes sociais (65,6%) e política (58,1%) são os contextos mais afetados, e a confiança de 72,7% dos estudantes em notícias visuais diminuiu devido à criação de imagens por IA, evidenciando a necessidade de maior transparência e melhores processos de verificação das informações visuais. Os objetivos da pesquisa foram alcançados, mostrando a percepção dos estudantes sobre imagens geradas por IA e os desafios na sua identificação. O próximo passo é aplicar o questionário em outras instituições públicas e, em seguida, criar um site para a educação e análise crítica de imagens digitais. Os próximos passos incluem expandir a pesquisa para outras instituições públicas e criar um site para aprimorar a identificação e interpretação de imagens digitais.
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência artificial. Tecnologia. Fotografia. Percepção. Redes generativas adversariais.
