SA24179 - PLATAFORMA DE AUXÍLIO AO ENSINO PARA VESTIBULARESS

Ciências Sociais Aplicadas
Autores
Saimon Farias dos Passos; Gabriel Yori Matubara; Gabriel Saulo de Barros
Orientadores
Wagner Roberto Garo Junior; Adriel Fernandes Sartori
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Saimon Farias dos Passos; Gabriel Yori Matubara; Gabriel Saulo de Barros
- Wagner Roberto Garo Junior; Adriel Fernandes Sartori
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
Resumo
Em meio a grande procura de inscrição para os vestibulares, como o ENEM, que contabilizou mais de 3,9 milhões de inscritos apenas no ano passado, este projeto propõe o desenvolvimento de uma plataforma de estudos focada para auxiliar estudantes na preparação para esses exames. A plataforma está sendo desenvolvida utilizando o método de aprendizado ativo, que inclui o estudante em diversas situações de problemas e propõe um feedback após as atividades, para oferecer um estudo personalizado e eficaz. Através de aulas interativas e um banco de questões diversas, a plataforma estimula a autonomia do aluno e o foco nos conteúdos mais relevantes para o exame no qual pretende estudar. A pesquisa é embasada em estudos sobre práticas inovadoras de ensino, visando identificar as melhores estratégias para melhorar o processo de aprendizagem por meio do mundo digital. A implementação futura de mais elemento para facilitar ainda mais o estudo e simulados, prometendo personalizar ainda mais a experiência do aluno, adaptando o conteúdo para necessidades de cada usuário. Para conseguirmos resultados mais conciso, buscaremos saber a opinião de pessoas sobre como um aplicativo poderia ajuda-las nos estudos e disponibilizar uma versão teste para obtermos um feedback ainda melhor. Acredita-se que essa iniciativa contribuirá para democratizar o acesso a um ensino de qualidade e de fácil alcanço, preparando os estudantes de maneira mais acessível.
PALAVRAS-CHAVE: Estudo. Vestibular. Aprendizado Ativo. Acessibilidade na Educação.
