SA24116 - EXPLORANDO REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E HISTÓRICAS EM JOGOS COLETIVOS DE MESA.
Ciências Sociais Aplicadas
Autores
Fabianne Jesus SIlva Leite
Orientadores
Leonardo Alves da Cunha Carvalho
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel Paulista
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Fabianne Jesus SIlva Leite
- Leonardo Alves da Cunha Carvalho
- Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel Paulista
Resumo
Este trabalho visa explorar o jogo como uma manifestação essencial da condição humana, fundamental para o desenvolvimento social e cultural. A fim de integrar ludicidade e educação, investiga como jogos podem ser utilizados para ensinar conceitos complexos e enfrentar desafios na prática educativa. Questiona-se de que maneira os jogos de mesa são capazes de influenciar e gerar interpretações acerca da realidade para os jogadores, a partir de seus contextos históricos determinados. Para este estudo foram realizadas revisões e análises teóricas sobre cultura lúdica e observações e registros de partidas de estudantes do projeto de ensino Rolando Dados, do IFSP – Campus avançado São Miguel Paulista. Durante a primeira fase da pesquisa, as ações dos jogadores revelaram barreiras para a conclusão do objetivo, geradas, principalmente, devido à disputa entre a atenção necessária para a partida e objetos externos, além da presença da observadora vista como intimidadora e também da ocorrência de desequilíbrio entre os objetivos lúdicos e educacionais do projeto de ensino. Com base nas limitações encontradas, a pesquisa reformulou seus objetivos e agora passa a se concentrar na análise dos jogos Pandemic e Plague Inc. como ferramentas educativas, destacando a necessidade de explorar suas contribuições para o ensino de epidemiologia e saúde pública.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Cultura lúdica. Mediações lúdicas. Jogos de mesa.