SA24057 - ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA O COMBATE À PIRATARIA DIGITAL DE JOGOS NO BRASIL

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Ciências Sociais Aplicadas
Autores

Gabryel Miranda dos Reis; Jhonny Sancho Chagas; Paulo Thomaz Filho

Orientadores

Robson Ferreira Lopes

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar a questão complexa da pirataria de jogos digitais no Brasil. Com o Brasil ocupando o 5º lugar mundial no consumo de conteúdo pirata, as perdas econômicas associadas à pirataria de jogos são alarmantes, estimadas em cerca de R$ 345 bilhões em 2022. Nosso objetivo é compreender a pirataria digital de jogos, investigar suas causas e impactos e desenvolver estratégias eficazes para combatê-la, visando a proteção dos interesses da indústria de videogames e dos consumidores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o método hipotético-dedutivo, para explorar em profundidade a complexidade da pirataria no Brasil. Utilizamos um formulário digital para o levantamento de dados sobre a prevalência da pirataria digital de jogos no IFSP – GRU (Instituto Federal de São Paulo – Guarulhos), além de dois experimentos e a revisão bibliográfica. A pesquisa revelou que a pirataria, embora sem solução definitiva, pode ser mitigada. No passado, a pirataria envolvia mídias físicas e compartilhamento P2P, mas hoje se dá também através de plataformas piratas de código aberto, difíceis de serem derrubadas. Com base em um formulário onde 69% dos participantes tinham entre 16 e 18 anos, a principal razão para a pirataria de jogos digitais é o alto custo, e a maioria estaria disposta a pagar pelos os jogos se os preços fossem mais baixos. As campanhas educativas não são vistas como eficazes e, em nossos experimentos, mostrou-se que a pirataria é fácil de acessar e difícil de diferenciar de versões legítimas. A pesquisa sugere que a regionalização de preços e o uso de sites e aplicativos que informem sobre promoções podem ajudar a combater a pirataria. Ao ponto em que chegamos à pesquisa, concluímos que conseguimos encontrar formas eficazes de combater a pirataria digital de jogos no Brasil. Entendemos, também, o porquê da pirataria ser mais atrativa do que jogos originais muita das vezes, seja pelo o valor de jogos ou pela a facilidade de se consumir pirataria atualmente, através de diversos meios. Os próximos passos serão encontrar formas de aplicar na prática os resultados de nossa pesquisa voltada para o mercado brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: Modelo. Resumo. Mostra de Ciências. Pirataria. Jogos digitais. Proteção da Propriedade Intelectual. Consumo ético. Indústria do Entretenimento.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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