SA24020 - KAIZEN E A GESTÃO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO DE GASTRONOMIA: REFLEXÕES E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DE APRENDIZAGEM

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Ciências Sociais Aplicadas
Autores

Bianca Maria dos Santos Rodrigues; Adélia Gutierrez de Castro Lancha

Orientadores

Thiago Shulze Rodrigues

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão

Resumo

O hábito de práticas de melhoria contínua, a partir do conceito Kaizen, é pertinente para o funcionamento de espaços de aprendizagem, como laboratórios didáticos, proporcionando uma evolução contínua nos processos educacionais e operacionais de determinada formação. Este projeto objetiva analisar a aplicação da metodologia Kaizen na gestão do Labgastro, um laboratório de Gastronomia localizado no interior do Instituto Federal Campus Cubatão, propondo a otimização de processos e a criação de materiais didáticos ligados a Turismo, Hospitalidade e Lazer, como vídeos, aulas, cursos e dicas. Foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa, incluindo o feedback dos professores,  e alunos sobre cada ação realizada, e observações participativas, bem como a análise de atividades a serem realizadas para o melhor funcionamento do local. Os resultados revelaram que a implementação gradual do Kaizen trouxe melhorias na organização do laboratório, na eficiência das práticas pedagógicas e na satisfação dos alunos, além de contribuir para a elaboração de materiais de aprendizagem mais eficazes e alinhados às necessidades do corpo discente e docente. Conclui-se que a implementação do Kaizen na gestão de laboratórios didáticos de gastronomia promove um ambiente de aprendizagem acessível e em contínuo aprimoramento, sendo possível produzir materiais de referência sugerindo a ampliação da aplicação dessa metodologia em outros contextos educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Kaizen. Melhoria contínua. Laboratório. Materiais de aprendizagem.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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