CH24138 - MASSIFICAÇÃO E CASTIGO: UMA REFLEXÃO SOBRE A DUALIDADE COMO REFLEXO DA SOCIEDADE E UMA FERRAMENTA DE JULGAMENTO

Ciências Humanas
Autores
Leonardo Matias de Carvalho Matos; Guilherme Henrique Kovacs Fassin; Eduardo Nogueira Simões
Orientadores
Rodrigo Aparecido de Godói
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Leonardo Matias de Carvalho Matos; Guilherme Henrique Kovacs Fassin; Eduardo Nogueira Simões
- Rodrigo Aparecido de Godói
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Resumo
O avanço da tecnologia possibilitou novas formas de comunicação, aproximando pessoas e permitindo a rápida disseminação de informações e causas sociais. Com o crescimento das redes sociais, a exposição e a influência de temas variados passaram por uma transformação, trazendo novos desafios e oportunidades no contexto da mídia digital. Essas plataformas tornaram-se poderosas ferramentas de mobilização social e política, capazes tanto de impulsionar figuras públicas como também de provocar quedas relevantes na reputação de empresas e indivíduos. Este estudo tem como objetivo investigar como a massificação e o julgamento nas redes sociais afetam a reputação de empresas e instituições, identificando métodos para fortalecer a viabilidade econômica em um ambiente midiático. A metodologia abrange pesquisa bibliográfica, com análise de materiais teóricos sobre comunicação e redes sociais, e a pesquisa documental, com estudo de casos relevantes permitindo uma compreensão aprofundada sobre como lidar com as dinâmicas das redes sociais. A pesquisa está sendo realizada a partir de uma análise de casos relevantes, investigando o impacto da massificação nas redes sociais sobre a reputação de figuras públicas e empresas. Foram observadas as diferentes reações e boicotes gerados, além de como esses processos se propagam. A revisão de literatura nos proporcionou uma base conceitual sobre a evolução da comunicação e o papel das redes sociais na disseminação rápida de informações. Observou-se que diferentes fenômenos sociais e históricos, como ideais antiautoritárias e uma democratização da mídia, foram pilares para o que temos hoje na mídia. A forma que isso se relaciona com o contexto atual e o que isso acaba por desenvolver são pontos cruciais para a pesquisa. Espera-se que este estudo ofereça percepções eficientes sobre a dinâmica da massificação nas redes sociais e suas implicações para a comunicação digital e a gestão de imagem pública. O intuito é ampliar o entendimento desses fenômenos e contribuir para o desenvolvimento de estratégias eficazes para enfrentar os desafios midiáticos desse ambiente digital. Assim, conclui-se que a compreensão das dinâmicas das redes sociais é crucial para enfrentar desafios contemporâneos de reputação.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação. Julgamento. Massificação. Redes sociais. Reputação.
