CH24121 - DIFUNDINDO REALIDADES

Ciências Humanas
Autores
Ana Paula Silva Costa; Jennifer Esther Sales do Amaral
Orientadores
Priscila Silva Queiroz Cevada; Rodrigo Holdschip
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel Paulista
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Ana Paula Silva Costa; Jennifer Esther Sales do Amaral
- Priscila Silva Queiroz Cevada; Rodrigo Holdschip
- Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel Paulista
Resumo
Os Institutos Federais foram criados com o objetivo de ofertar educação pública profissional e tecnológica de nível médio, prioritariamente com cursos integrados. Eles se constituem como centro de referência no apoio de ensino de ciências e desenvolve programas de extensão e divulgação científica e tecnológica. No entanto, a matrícula ainda é bastante concorrida e por isso a maioria dos jovens vão estudar em escolas estaduais que não necessitam da realização de prova. Este trabalho constitui-se em um estudo etnográfico que busca construir as bases de informações para a produção de um minidocumentário sobre escolas estaduais e federais do bairro São Miguel Paulista por meio de análises e comparações. Inicialmente, realizou-se uma caminhada etnográfica pelo bairro São Miguel Paulista, bairro da periferia da cidade de São Paulo, situado na zona leste da cidade, com o intuito de construir o recorte de estudo e material do minidocumentário dentro da proposta de conhecer o bairro que abriga o Instituto Federal – Campus São Miguel Paulista. A partir dos relatos de campo, produziu-se o levantamento bibliográfico acerca do objeto a ser estudado e produziu-se uma etnografia sobre a importância do Instituto Federal em comparação com as escolas estaduais e sua relevância para a população do bairro São Miguel Paulista. Como resultado dessa pesquisa, será apresentado um minidocumentário sobre a importância do Instituto Federal em comparação com as escolas estaduais. Espera-se que este trabalho audiovisual contribua com a promoção identitária do bairro que abriga o Instituto Federal – Campus São Miguel Paulista dentro do panorama cultural da cidade de São Paulo. Em síntese, o projeto demonstra um compromisso social com a democratização da educação, pois ressalta a importância da divulgação científica ao utilizar estratégias para analisar as diferentes formas de ensino presentes no bairro São Miguel Paulista.
PALAVRAS-CHAVE: Bairro São Miguel Paulista. Educação. Etnografia.
