CH24080 - MAPEAMENTO DE AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DE CLUBES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NA REGIÃO DE BARRETOS

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Ciências Humanas
Autores

Fernanda Ribas Oliveira de Araújo; Yasmin Dantes Guimarães

Orientadores

Silvia Ainara Cardoso Agibert

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus Barretos

Resumo

O conhecimento científico é construído a partir da curiosidade do educando em relação à natureza. A educação não formal parte desse pressuposto e visa quebrar o sistema de ensino tradicional (“modelo bancário”), que se baseia no aprendizado através de fórmulas e repetições. Os espaços de educação não formal, como os Clubes de Ciências, promovem a reflexão crítica do aprendiz e o protagonismo estudantil, que contribui para o letramento científico e a alfabetização científica dos indivíduos, e constituem ambientes apropriados para a construção do conhecimento científico. A observação da existência de lacunas no mapeamento de ações relacionadas à implementação de Clubes de Ciências realizadas pelas escolas públicas da região de Barretos-SP motivou a presente pesquisa exploratória, por meio da avaliação de suas Propostas Pedagógicas Curriculares. A análise documental qualitativa permitiu, através de um roteiro de coleta de dados construído e estruturado com perguntas agrupadas em três categorias: infraestrutura; espaços de educação não formal; e interdisciplinaridade em espaços de educação formal, a caracterização dos espaços e ações características de Clubes de Ciências realizadas nas escolas estaduais  visitadas. A Escola Estadual Valois Scortecci, Escola do Programa Ensino Integral: Ensino fundamental / PEI 9h, onde os estudantes têm acesso aos seus mentores em tutorias realizadas fora do horário de aula, realiza práticas laboratoriais, com docentes especializados, e atividades interdisciplinares que resultam em ações de divulgação científica. Apesar da documentação analisada não evidenciar a realização de atividades colaborativas promovidas por iniciativa dos estudantes, a regulamentação para a formação de grêmios estudantis e clubes juvenis, e para atividades em espaços de educação não formal, evidencia a presença e a valorização do protagonismo estudantil. Aspectos relacionados à interdisciplinaridade estão presentes nas ementas dos componentes curriculares: Projeto de vida; Educação Financeira e Esporte; Música e Arte, e por meio dessas disciplinas, a instituição busca abordar questões transversais que visam a promoção de reflexões críticas sobre assuntos estreitamente relacionado com o cotidiano dos estudantes. As demais escolas da região, que fazem parte da proposta do projeto serão visitadas e revisitadas, e terão seus documentos avaliados até o final do período de vigência do presente projeto de pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Clube de ciências. Educação básica. Ensino de ciências. Prática educativa. Iniciação científica.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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