CH24063 - CAIXA LIUNAR - ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ASTRONOMIA

Ciências Humanas
Autores
Ryan de Aquino Gomes; Vitória Aparecida Alves Nobrega
Orientadores
Émerson Ferreira Gomes; Adriana de Oliveira Pires
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Boituva
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Ryan de Aquino Gomes; Vitória Aparecida Alves Nobrega
- Émerson Ferreira Gomes; Adriana de Oliveira Pires
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Boituva
Resumo
O projeto Banca da Ciência do IFSP-Boituva, realiza ações de divulgação das ciências da natureza a partir de publicações em redes sociais e junto aos alunos de ensino fundamental da escola EMEF Prof.ª Terezinha Elizabeth Sarubbi Sebastiani, onde são feitas, mensalmente, oficinas que envolvem os estudantes na execução de experimentos com intuito de promover a curiosidade, o engajamento e colaborar com o processo de comunicação das ciências. Entre as ciências da natureza, a Astronomia desperta muita curiosidade nos alunos e, entre seus diferentes conteúdos, a Lua está vinculada a diferentes concepções prévias, algumas equivocadas. Com o objetivo desenvolver esse tema, uma caixa temática destinada a reprodução das diferentes fases da lua – Caixa Lunar – foi construída em trabalho colaborativo com os alunos do ensino fundamental, propondo de forma lúdica, além da explicação clara sobre as fases da lua, a dispersão de conhecimentos sobre astronomia com vertentes na ciência espacial. A Caixa Lunar foi construída de forma a resultar em uma caixa com interior totalmente preto e com uma bola de isopor branca – representando a lua – fixada em uma das faces da caixa por um palito de madeira. Quatro faces da caixa foram perfuradas de maneira a criar quatro janelas por onde os alunos fizeram observações. Uma das faces já perfuradas serviu, também, para uma segunda abertura que foi adaptada para permitir a entrada de luz a partir de uma lanterna – representando o sol. Com a lanterna ligada foi possível visualizar o espalhamento da luz sobre a bola de isopor branca pelas quatro diferentes janelas, simulando as quatro fases da lua. As orientações para a montagem foram dadas em sala e, então, os alunos fizeram suas caixas. A execução dessa atividade evidenciou quão possível é atingir a difusão do conhecimento científico utilizando materiais de baixo custo e com o auxílio de explicações simples e compreensíveis para a faixa etária em questão, atingindo com sucesso uma maneira divertida de educação e aquisição de saberes, ressaltando a experimentação como parte fundamental para a divulgação de conhecimentos científicos.
PALAVRAS-CHAVE: Astronomia. Fases da Lua. Divulgação Científica.
