CH24058 - DEFININDO HOMENS E MULHERES: A PRODUÇÃO ESTEREOTIPADA DE GÊNERO EM UM CANAL RED PILL

Ciências Humanas
Autores
Diego dos Santos Garcias; Davi Nascimento Pereira; Julio Cesar Dantas de Melo
Orientadores
Gabriela Montez Holanda da Silva
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Jundiaí
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Diego dos Santos Garcias; Davi Nascimento Pereira; Julio Cesar Dantas de Melo
- Gabriela Montez Holanda da Silva
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Jundiaí
Resumo
Este trabalho analisa os estereótipos de gênero elaborados por um importante veículo midiático antifeminista brasileiro, o RedCast. Para tanto, buscamos compreender quais são as representações de gênero defendidas por esses atores e como eles produzem um ideário sobre o que é ser uma boa/má mulher e um bom/mau homem. Buscamos ainda verificar como esses atores sustentam credibilidade em suas falas e como elaboram um novo vocabulário masculinista. O material da pesquisa é composto por 1042 vídeos publicados em um dos canais de Youtube do RedCast. Para analisar o discurso do canal, construímos uma tabela na qual sistematizamos os seguintes dados sobre os vídeos analisados: tema, convidados, palavras-chave negativas/positivas para mulheres, palavras-chaves negativas/positivas para homens, demonstração de especialização no tema discutido e produção de vocabulário novo. Feito esse levantamento de dados, partimos para a elaboração de redes semânticas para sintetizar o vocabulário novo e a produção moral antifeminista sobre papeis de gênero. Organizamos as palavras da tabela através do uso de software que auxilia na criação de redes, o Gephi. Os resultados da análise dos vídeos do canal “Cortes RedCast [OFICIAL]” revelam padrões significativos na construção de uma moral específica dentro dos grupos Red Pill. A rede semântica gerada a partir das adjetivações das mulheres e dos homens nos vídeos mostra uma forte predominância de termos negativos associados a mulheres, comumente ligados a temas como relacionamentos e poder masculino. Além disso, observou-se que os vídeos que trazem convidados identificados como especialistas no tema discutido tendem a introduzir e popularizar novos termos no vocabulário do grupo, contribuindo para a consolidação de uma linguagem particular e reforçando a identidade do grupo. É possível afirmar, após a análise dos dados coletados, que o RedCast produz uma série de prescrições comportamentais para homens e mulheres, na medida em que o canal divulga em seus discursos quais são as expectativas masculinistas sobre boas e más mulheres e sobre bons e maus homens. Os discursos analisados apresentam um cenário de ameaça para os homens e insuflam seus seguidores a ajustar seus comportamentos para a reconquista da hegemonia masculina.
PALAVRAS-CHAVE: RedCast. Antifeminismo. Masculinismo.
