CH24037 - A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE AS AÇÕES INCLUSIVAS NO IFSP

Ciências Humanas
Autores
Yasmin Almeida Santos
Orientadores
Gabriela Alias Rios
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Jundiaí
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Yasmin Almeida Santos
- Gabriela Alias Rios
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Jundiaí
Resumo
Introdução: No Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a educação especial inclusiva levanta uma gama de discussões sobre as ações inclusivas na instituição, bem como seus desafios e possibilidades. Em 2023 foi realizada uma pesquisa que buscou compreender a percepção e satisfação dos estudantes quanto às ações inclusivas no IFSP, porém notou-se a presença de respostas lacunares dos estudantes que participaram. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de compreender mais sobre o processo de inclusão no IFSP a partir de respostas mais completas. Objetivos: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de iniciação científica e objetiva apresentar a percepção e satisfação de estudantes com deficiência visual quanto às ações inclusivas desenvolvidas em seus campus. Materiais e métodos: A pesquisa configura-se como qualitativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFSP. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas com dois estudantes do ensino superior atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) de seu respectivo campus; ambos relataram ter deficiência visual. Resultados: Os dados apontam para percepções positivas acerca da acessibilidade, os recursos necessários para os estudantes foram disponibilizados, como leitor de tela (NVDA), lente de aumento e mesas adaptadas. Em contrapartida, também evidenciaram entraves quanto à falta de recursos didáticos, como, livros didáticos, além da falta de compreensão das necessidades específicas por parte de alguns docentes, o que acaba por dificultar o processo de escolarização. Considerações finais: Os dados apontam que, apesar do Napne contribuir com as práticas inclusivas, ainda existem aspectos que precisam ser aprimorados para a garantia dos direitos dos estudantes público-alvo da educação especial. Para mais, a falta de recursos didáticos acessíveis e as lacunas na compreensão das necessidades específicas dos estudantes evidenciam que formação continuada e em serviço a servidores técnico-administrativos e docentes precisa ser realizada.
PALAVRAS-CHAVE: Napne. Inclusão escolar. Ações inclusivas.
