CS24041 - CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E AS TELAS: O QUE DIZEM OS ESTUDOS?

Ciências da Saúde
Autores
Melissa Cynthia Parker
Orientadores
Rafael Prearo Lima
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Bragança Paulista
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- Orientadores
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- Melissa Cynthia Parker
- Rafael Prearo Lima
- Instituto Federal São Paulo - Campus Bragança Paulista
Resumo
O uso excessivo de telas por parte de crianças, em contraste com as recomendações de organizações de saúde, como as da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Associação de Pediatras dos EUA, além da própria Organização Mundial da Saúde, é uma crescente preocupação no cenário brasileiro, visto que tal exposição traz impactos para o neurodesenvolvimento infantil. Com isso em vista, este trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso de telas na primeira infância (até os seis anos) por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, será feita uma revisão sistemática de vinte artigos científicos, extraídos de diferentes bases de dados, para analisar tais relações em potencial. Os resultados preliminares já indicam duas conclusões. A primeira é a de haver divergências nos estudos quanto ao impacto do uso de telas por crianças com TEA: alguns sugerem seu uso; outros, porém, o restringem. A segunda é a de que o uso de telas na primeira infância por todas as crianças deveria ser restringido no início da primeira infância, sendo introduzido de forma gradual apenas mais tarde.
PALAVRAS-CHAVE: TEA. Telas. Primeira infância.
