LA23017 - O ALCANCE DO JORNAL ESCOLAR EM UM CAMPUS DO IFSP
Linguística, Letras e Artes
Autores
Guilherme Melo de Castro; Anelize Delegá Ferreira; Yasmin Silva Cortes.
Orientadores
Gabriela Alias Rios e Jaqueline Ferreira Borges.
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Jundiaí
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Guilherme Melo de Castro; Anelize Delegá Ferreira; Yasmin Silva Cortes.
- Gabriela Alias Rios e Jaqueline Ferreira Borges.
- Instituto Federal São Paulo - Campus Jundiaí
Resumo
O Jornal escolar é um projeto idealizado e elaborado pelos estudantes, com o auxílio de servidores, existente desde o ano de 2018. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar a eficiência do Jornal dentro de um campus do IFSP, de modo a saber como anda o engajamento dos voluntários, as oportunidades de criação que o periódico oferece, e os gêneros textuais mais escritos pelos participantes. A pesquisa configura-se em quantitativa, com período de análise e dados produzidos entre julho de 2022 e julho de 2023. Para tanto, os textos das edições foram organizados em quadros e separados por gêneros textuais. Sendo assim, foi possível observar que os gêneros textuais com mais incidência foram: artigo de opinião (17 produções) e Resenhas (17 produções). As redes sociais, no mesmo período, tiveram um maior engajamento com os conteúdos de atualizações semanais sobre as notícias nacionais, conscientização ambiental e as publicações do quadro “artistas do campus”. Dessa forma, conclui-se que o projeto configura-se em um espaço de produção artística e de protagonismo estudantil, refletidos em textos que estimulem o espírito crítico e os levem ao mundo de descobertas e criatividade.
PALAVRAS-CHAVE: JORNAL. PROTAGONISMO. ALCANCE