LA23005 - CURSO DE LÍNGUA ESPANHORA EAD: ABORDAGENS DIDÁTICAS PARA ESTUDANTES COM TDAH
Linguística, Letras e Artes
Autores
Ariel Henrique Mendes da Silva; Camila Frazão Silva Campos.
Orientadores
Mirella Novais Oliveira
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Bragança Paulista
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Ariel Henrique Mendes da Silva; Camila Frazão Silva Campos.
- Mirella Novais Oliveira
- Instituto Federal São Paulo - Campus Bragança Paulista
Resumo
Após identificar, no atual contexto do ensino de idiomas do IFSP sob o método à distância, uma carência no uso dos recursos disponíveis para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), este estudo tem o objetivo geral de apresentar abordagens didáticas que atendam a algumas necessidades educacionais desse grupo de indivíduos, a fim de se obter o melhor rendimento dos mesmos quanto ao aprendizado de um idioma estrangeiro, no caso, a Língua Espanhola. Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento dos seguintes objetivos específicos: elucidar conceitos acerca do TDAH e das principais Necessidades Educacionais Específicas desse público-alvo; elencar tecnologias assistivas que colaborem no processo de ensino aprendizado de pessoas nesse perfil; e apresentar abordagens didáticas aplicáveis a um curso EAD, que supra as demandas educacionais do público referenciado, considerando o aprendizado de uma língua estrangeira em um curso de nível básico. O desenvolvimento da pesquisa se dará à luz do Método Científico, considerando tais segmentos: quanto aos procedimentos técnicos, como pesquisa bibliográfica e documental; quanto à natureza, como pesquisa aplicada; quanto aos objetivos, como pesquisa descritiva; e quanto à abordagem do problema, como pesquisa mista. Ambiciona-se por fim, que tais abordagens sirvam, posteriormente, como inspiração para criações de outros cursos remotos, nos quais seriam considerados aspectos avaliativos, textos multimodais, recursos de acessibilidade, entre outros, à luz da atual legislação brasileira que prevê a regulamentação da Política Nacional de Educação Digital, além das políticas públicas voltadas para Educação Inclusiva.
PALAVRAS-CHAVE: EAD. TDAH. Curso de Língua Espanhola.