LA23003 - TEATRO-EDUCAÇÃO: GOTA D’ÁGUA: SOB O OLHAR PERIFÉRICO DA ZONA LESTE DE SP
Linguística, Letras e Artes
Autores
Iris Oliveira da Silva; Hadassah Nunes Wengler.
Orientadores
Milca Vasni Ceccon
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Avançado de São Miguel Paulista
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Iris Oliveira da Silva; Hadassah Nunes Wengler.
- Milca Vasni Ceccon
- Instituto Federal São Paulo - Campus Avançado de São Miguel Paulista
Resumo
O Teatro-Educação é uma prática consolidada com projetos de ensino no campus de São Miguel Paulista, desde 2018, tendo como proposta entrelaçar arte e política de forma crítica e pedagógica por meio de estudos, possibilitando desdobramentos e vivências nas artes cênicas articuladas às diversas áreas do conhecimento. Para este ano, a proposta foi revisitar a obra de Chico Buarque e Paulo Pontes, Gota d’água, adaptação da tragédia grega de Eurípedes, Medeia (431 a. C), ambientada no cenário carioca da década de 70, para o contexto periférico da zona leste de São Paulo, recriando diálogos contemporâneos implicados criticamente nos discursos que permeiam a cultura popular, religiosidade de matrizes africanas e indígenas, sincretismo religioso e espaços geográficos, atravessadas por questões étnico-raciais e de gênero da trama ficcional. O diálogo sociocultural crítico conectado às questões da atualidade, é a tônica fundamental deste projeto, entendendo o teatro na escola como instrumento capaz de produzir conhecimento, fruição e compreensão para a diversidade de discursos éticos e estéticos. A dramaturgia construída se fundamenta na pesquisa e leitura da obra Gota d’água para construção do roteiro no primeiro quadrimestre; estudo e pesquisa sobre a regionalidade e constituição da identidade brasileira, partindo do legado histórico das culturas afro-brasileiras e indígenas, alinhava às questões de gênero para rechaçar o patriarcado pontuado na criação da Medeia/Joana, personagem central desta dramaturgia; ensaios semanais até a montagem do cenário e figurino nos meses subsequentes, e apresentação final na Mostra de Arte e Cultura do campus e demais encontros culturais. É esperado que este projeto seja capaz de propiciar conhecimento sobre a linguagem teatral fomentando discussões críticas e políticas ao grupo de estudantes e demais pessoas, como o público espectador. E ainda, que definições estigmatizadas e estereotipadas sobre o universo artístico sejam rompidas e a importância do discurso artístico seja incorporado aos valores educacionais. Assim, fica evidenciado o compromisso deste projeto em fundir teoria e prática a partir de uma concepção dialética de se ensinar arte, possibilitando diálogos interdisciplinares, promovendo discussões sociais, culturais e artísticas, exercitando a capacidade de expressão por meio da arte.
PALAVRAS-CHAVE: Gota d’água. Medeia. Cultura. Teatro. Arte.