EN23094 - ELABORAÇÃO DE KITS DIDÁTICOS DE ROBÓTICA UTILIZANDO COMPONENTES DE BAIXO CUSTO

Engenharia
Autores
Vinícius Domingues Dantas; André Tsuyoshi Arasaki; Isabelle Geovana Silva da Cunha.
Orientadores
Vera Lúcia da Silva; Mônica Maria Biancolin
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Suzano
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Vinícius Domingues Dantas; André Tsuyoshi Arasaki; Isabelle Geovana Silva da Cunha.
- Vera Lúcia da Silva; Mônica Maria Biancolin
- Instituto Federal São Paulo - Campus Suzano
Resumo
A utilização de kits experimentais nas escolas é fundamental a partir de um contexto marcado pelo constante crescimento das tecnologias digitais no país. Sendo assim, este estudo pretende projetar e desenvolver experimentos didáticos para o ensino de robótica e ciências da natureza utilizando componentes de baixo custo. Para a elaboração deste projeto, foi feito um levantamento bibliográfico a fim de compreender a importância das tecnologias digitais no ambiente escolar e quais conteúdos poderiam ser associados ao ensino de robótica. Para o levantamento da bibliografia foram utilizados livros dentro da área, artigos científicos, bases de dados e teses em bibliotecas digitais. A partir das pesquisas realizadas, desenvolveu-se um robô utilizando componentes de baixo custo em conjunto com um aplicativo para programação em blocos, além de uma placa para o ensino de eletricidade básica. Como objetivos futuros, almeja-se o desenvolvimento de uma placa de circuito impresso, um chassi em MDF para estrutura do robô e a elaboração de um manual de montagem do robô a ser incluído no aplicativo.
PALAVRAS-CHAVE: Robótica educacional. Esp32. Thunkable. Aplicativo móvel. Aplicativo educativo.
