EN23077 - ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA PARA COMPETIÇÕES E O INCENTIVO TECNOLÓGICO

Design_sem_nome__16_-removebg-preview
Engenharia
Autores

Felipe Nogueira Abrantes de Castro; Beatriz Celestino Lima; Yasmin Acsa Moreira Souza; Vinícius Nogueira Abrantes de Castro.

Orientadores

Vera Lúcia da Silva

Instituição

Instituto Federal São Paulo - Campus Suzano

Resumo

Atualmente, a robótica está muito presente na sociedade atual, sendo muito importante em seu cotidiano. A Robótica Educacional pode ser um método de aprendizagem interativo e cativante, estimulando o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico e de outras habilidades necessárias para solucionar problemas diversos enquanto pesquisam e constroem seu projeto. Desse modo, o projeto tem o objetivo de desenvolver um robô seguidor de linha para competição, especificamente a OBR, com o intuito de incentivar o aprendizado tecnológico. A construção do robô se iniciou com rascunhos feitos à mão, que posteriormente foram refeitos na plataforma AutoCad e cortados em MDF por uma cortadora a laser, sendo feitos testes das lógicas e do hardware, utilizando o Arduino Uno. Os componentes controlados pelo microcontrolador foram quatro sensores ópticos reflexivos, dois motores DC e um sensor ultrassônico.O robô atualmente desvia de obstáculos e segue a linha, desafios propostos pela OBR. Seu peso junto da potência dos motores e do atrito das rodas com a arena não o permite subir rampas. Foi construída uma base para os sensores ópticos reflexivos, que cumpriu com seu objetivo de não impedir o robô de superar rampas e lombadas. Porém será necessário realizar alguns ajustes, como na lógica do verde, na identificação da sala de resgate e em sua subida na rampa, além de aprimorar a lógica para seguir a linha e acoplar uma garra ao robô.

 

PALAVRAS-CHAVE: Arduino Uno. Robô Seguidor de Linha. OBR. Sensores. Robótica. MDF.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

feccif@ifsp.edu.br