EN23023 - PROPOSTA DIDÁTICA: MAPA AUTOMÁTICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Engenharia
Autores
José Ricardo Rodrigues Santana; Aline Mariane Rincon; Sofia Madeiros Perez; Maria Eduarda dos Santos Borba.
Orientadores
Felipe Costa Abreu Lopes
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Jundiaí
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- José Ricardo Rodrigues Santana; Aline Mariane Rincon; Sofia Madeiros Perez; Maria Eduarda dos Santos Borba.
- Felipe Costa Abreu Lopes
- Instituto Federal São Paulo - Campus Jundiaí
Resumo
A convergência entre tecnologia contemporânea e cartografia resulta em um mapa confeccionado por impressora 3D, impulsionando a acessibilidade na educação para indivíduos com deficiência. Combinando programas de tecnologia assistiva e automação acessível, este projeto educacional visa criar um mapa interativo com foco na inclusão e acessibilidade escolar, especialmente para disciplinas como ciências da natureza e humanas. O circuito eletrônico do mapa é controlado pelo Arduino, enquanto sua estrutura é concebida por meio de softwares de modelagem e impressão 3D. A interação ocorre ao tocar a superfície do mapa, ativando informações sonoras específicas para diferentes regiões. Esse esforço de desenvolvimento enfatiza a crescente importância das tecnologias na educação, enriquecendo o processo de aprendizado para diversos alunos, inclusive aqueles com deficiência. Ao proporcionar uma experiência inclusiva e envolvente, o projeto ilustra como a inovação tecnológica pode impulsionar a acessibilidade e aprendizado, reforçando a missão de criar um ambiente educacional igualitário e acessível a todos.
PALAVRAS-CHAVE: Assediabilidade. Cartografia. Tecnologia.
