SA23143 - O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE DIMINUIÇÃO DA ALTA ROTATIVIDADE

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Ciências Sociais Aplicadas
Autores

Daniela de Oliveira Lima Mendes; Daniel Liberato de Souza; Gabrielly Neri de Camargo; Ingrid Pimentel dos Santos; Vanessa dos Santos Barros.

Orientadores

Clayton de Oliveira Pires e Henrique da Silva Lourenco

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

Resumo

O marketing interno é definido como um movimento específico de uma empresa para atrair, integrar, engajar e reter talentos, ao mesmo tempo em que busca diminuir o absenteísmo entre seus funcionários. A presente pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelas empresas na retenção de colaboradores devido à alta rotatividade existente nos ambientes organizacionais. Essa pesquisa, de natureza teórico-documental, apoia-se nos estudos de Saul Bekin (2004) e Maximiniano (2004,2010,2011), além de fazer uso da técnica de análise de conteúdo. Essa técnica foi aplicada diretamente ao conjunto de documentos obtidos a partir do site institucional do SEBRAE-SP (de 2013 a 2023). Os documentos coletados geraram categorias de análises, tais como cultura, comunicação, motivação e alta rotatividade, que revelaram mensagens ocultas no interior das comunicações documentais. Os resultados investigativos obtidos sustentaram nossas hipóteses iniciais de pesquisa. Desse modo, as análises revelam que o endomarketing é mais frequente e bem aplicado em empresas de pequeno e médio porte; revelam também que a existência de equipes motivadas diminui as chances de os colaboradores quererem sair ou mudar de empresa, por se sentirem parte da organização; finalmente, os resultados revelam que o endomarketing pode ser usado como uma ferramenta de planejamento nas ações estratégicas da organização. Portanto, a análise realizada reforça a importância do endomarketing como uma ferramenta de estratégia empresarial. Como sugestão para a continuação dessa investigação, todavia, pretende-se realizar uma análise quantitativa para o embasamento e levantamento de dados.

 

PALAVRAS-CHAVE: Marketing interno. Alta rotatividade. Cultura e clima organizacional. Retenção de talentos.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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