SA23142 - UM OLHAR SUSTENTÁVEL NAS PERIFERIAS: COMO A GAMIFICAÇÃO PODE AJUDAR A PROMOVER AÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

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Ciências Sociais Aplicadas
Autores

Vinicius Gouveia de Sousa; Yasmin Figueredo Cordeiro.

Orientadores

Altair Aparecido de Oliveira Filho

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus Avançado São Miguel Paulista

Resumo

O projeto em questão persegue três dimensões, a saber: a gamificação, a eficiência energética e as periferias. Com isso, tendo a finalidade de reunir dados e experiências advindas do modo de vida das pessoas sobre como podemos implementar ações de transição energética em bairros periféricos, usando a gamificação como uma ferramenta de apoio, para que este processo seja dinâmico e democrático.

Buscamos compreender como a temática da eficiência energética chega até a população mais carente e quais os melhores meios e métodos para que isso aconteça, com o apoio das ferramentas de gamificação.

A metodologia baseou-se em um processo de revisão sistemática da bibliografia, assim, tivemos a leitura e fichamento de capítulos de livros, artigos científicos, TCCs e dissertações, além de algumas notícias de jornais da região. O enfoque foi de coletar dados e fatos relevantes para nossa área de trabalho/pesquisa, visando facilitar atividades futuras do projeto – um trabalho de campo, que está previsto para o mês de novembro.

A transição energética é fundamental para enfrentar a crise ambiental e as ameaças como aquecimento global, derretimento das calotas polares e catástrofes naturais, alterando o caminho que a humanidade está fazendo rumo à extinção. Ela busca promover o uso de energias limpas, como a solar, tornando-as acessíveis à população, principalmente nas áreas de baixa renda. A gamificação entra como um apoio para promover a sustentabilidade e o uso de energias renováveis, visando incentivar comportamentos conscientes em relação ao meio ambiente, deixando o uso mais dinâmico e eficiente.

Podemos concluir que ações de transição energética se fazem necessárias para alterar a nossa atual situação e salvar nosso planeta, porém essas ações possuem diversas limitações, como alto preço e dificuldades na sua implementação. Por isso optamos por utilizar a gamificação como uma ferramenta de apoio, para tornar o processo de implementação mais fácil e dinâmico, tendo como próximo passo a criação de um app que auxilie na execução de iniciativas de eficiência energética.

 

PALAVRAS-CHAVE: Eficiência energética. Gamificação. Transição energética. Crise ambiental. Energias limpas. (mínimo três palavras separadas por ponto)

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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