SA23142 - UM OLHAR SUSTENTÁVEL NAS PERIFERIAS: COMO A GAMIFICAÇÃO PODE AJUDAR A PROMOVER AÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Ciências Sociais Aplicadas
Autores
Vinicius Gouveia de Sousa; Yasmin Figueredo Cordeiro.
Orientadores
Altair Aparecido de Oliveira Filho
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Avançado São Miguel Paulista
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Vinicius Gouveia de Sousa; Yasmin Figueredo Cordeiro.
- Altair Aparecido de Oliveira Filho
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Avançado São Miguel Paulista
Resumo
O projeto em questão persegue três dimensões, a saber: a gamificação, a eficiência energética e as periferias. Com isso, tendo a finalidade de reunir dados e experiências advindas do modo de vida das pessoas sobre como podemos implementar ações de transição energética em bairros periféricos, usando a gamificação como uma ferramenta de apoio, para que este processo seja dinâmico e democrático.
Buscamos compreender como a temática da eficiência energética chega até a população mais carente e quais os melhores meios e métodos para que isso aconteça, com o apoio das ferramentas de gamificação.
A metodologia baseou-se em um processo de revisão sistemática da bibliografia, assim, tivemos a leitura e fichamento de capítulos de livros, artigos científicos, TCCs e dissertações, além de algumas notícias de jornais da região. O enfoque foi de coletar dados e fatos relevantes para nossa área de trabalho/pesquisa, visando facilitar atividades futuras do projeto – um trabalho de campo, que está previsto para o mês de novembro.
A transição energética é fundamental para enfrentar a crise ambiental e as ameaças como aquecimento global, derretimento das calotas polares e catástrofes naturais, alterando o caminho que a humanidade está fazendo rumo à extinção. Ela busca promover o uso de energias limpas, como a solar, tornando-as acessíveis à população, principalmente nas áreas de baixa renda. A gamificação entra como um apoio para promover a sustentabilidade e o uso de energias renováveis, visando incentivar comportamentos conscientes em relação ao meio ambiente, deixando o uso mais dinâmico e eficiente.
Podemos concluir que ações de transição energética se fazem necessárias para alterar a nossa atual situação e salvar nosso planeta, porém essas ações possuem diversas limitações, como alto preço e dificuldades na sua implementação. Por isso optamos por utilizar a gamificação como uma ferramenta de apoio, para tornar o processo de implementação mais fácil e dinâmico, tendo como próximo passo a criação de um app que auxilie na execução de iniciativas de eficiência energética.
PALAVRAS-CHAVE: Eficiência energética. Gamificação. Transição energética. Crise ambiental. Energias limpas. (mínimo três palavras separadas por ponto)
