SA23130 - ATIVIDADES RECREATIVAS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Ciências Sociais Aplicadas
Autores
Guilherme Fraga Fagundes; Gabrielle Zeferino Batista; Sarah de Araujo Guimarães; Lucas Cotulio da Silva.
Orientadores
Raquel Marrafon Nicolosi
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Guilherme Fraga Fagundes; Gabrielle Zeferino Batista; Sarah de Araujo Guimarães; Lucas Cotulio da Silva.
- Raquel Marrafon Nicolosi
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré
Resumo
O lazer é um direito constitucional. Para contribuir com a efetivação deste direito os alunos do terceiro ano do curso Técnico em Lazer integrado ao ensino médio do IFSP, Campus Avaré elaboraram uma programação temática para recepcionar mais de 250 crianças, da comunidade, alusiva ao folclore. O objetivo geral foi efetivar o direito ao lazer. Os objetivos específicos foram: oferecer um momento lúdico para que as crianças valorizem a cultura popular por meio brincadeiras que exploram algumas lendas e mitos do folclore brasileiro; externalizar os conhecimentos do curso técnico em lazer; efetivar práticas que promovam a cultura de paz, empatia e habilidades interpessoais. Foi utilizado a metodologia ativa, por meio de projeto. Ele foi divido em 3 etapas, pré-evento, evento e pós evento. No pré-evento os alunos pesquisaram personagens, lendas e mitos do folclore e atividades recreativas para crianças. Após esta etapa de pesquisa os alunos foram divididos em 6 grupos e criaram uma atividade temática para compor a programação. Os grupos elaboraram os materiais necessários para as atividades, construíram cenários e fizeram suas caracterizações. Posteriormente os alunos treinaram com os discentes da própria sala e com 40 educandos com a finalidade de validar as atividades propostas. A etapa dois ocorreu com a comunidade externa no dia 25/08/2023 no Campus do IFSP, em diferentes espaços: brinquedoteca, laboratório de hospitalidade e lazer, ginásio e auditório. E a última etapa foi a desmontagem dos espaços, seguido de uma roda de conversa para debater o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados demonstram que práticas como esta promovem efetivação do lazer, democratização do lazer e de cultura popular, humanização dos alunos, reconhecimento dos alunos e da comunidade externa sobre a importância do direito ao lazer para o desenvolvimento humano. A comunidade externa também se manifestou favoravelmente a programação desenvolvida. Conclui-se que este projeto ao utilizar uma metodologia ativa de elaboração de uma programação recreativa para comunidade externa vai de encontro com a missão do IFSP, uma vez que as vivências recreativas como esta contribuem com a formação integral dos alunos e com a inclusão social.
PALAVRAS-CHAVE: Lazer. Ludicidade e Folclore. Lazer e o desenvolvimento humano. Modelo. Resumo. Mostra de Ciências.