SA23068 - POD-IC? COMO AS FEIRAS CIENTÍFICAS PODEM IMPACTAR O PROTAGONISMO E A ESCOLHA DA CARREIRA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Ciências Sociais Aplicadas
Autores
Alana Vilela Silva; Yasmin Pessoa Silva.
Orientadores
Rafael Bonato e Raquel Cristina Bertolini Lot.
Instituição
Cemep - Centro Municipal de Ensino Profissionalizante - Paulínia
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Alana Vilela Silva; Yasmin Pessoa Silva.
- Rafael Bonato e Raquel Cristina Bertolini Lot.
- Cemep - Centro Municipal de Ensino Profissionalizante - Paulínia
Resumo
Os estudantes da educação básica estão sendo cada vez mais motivados a participar de feiras de divulgação científica, dada a inscrição de 1800 projetos (FEBRACE, 2023) na FEBRACE em 2022. O desenvolvimento de projetos de pesquisa, permite aos estudantes construir um raciocínio lógico e estruturado sobre problemas cotidianos, muitas vezes de sua comunidade, através do método científico ou da engenharia. Estas habilidades estão previstas na nova Base Nacional Curricular Comum, BNCC (Brasil, 2013), do ensino médio, como a necessidade de realizar pesquisas bibliográficas, de campo e de experimentos científicos e de compreender, criticar e produzir textos de divulgação científica. Dentro deste cenário, levantamos duas hipóteses: como participar de um projeto de pesquisa pode direcionar na escolha profissional da carreira do estudante, e como isso pode ser determinante na construção do protagonismo estudantil do seu processo de ensino aprendizagem. Para isso, utilizamos a metodologia científica, onde através de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, coletamos dados qualitativos dos estudantes que participaram de projetos de pesquisa no decorrer do ensino médio, esteja ele cursando o ensino médio ou o ensino superior. Os dados foram primeiramente adquiridos por um formulário estruturado, com estudantes de todo o Brasil, que participaram da FEBRACE. Após a tabulação dos resultados, uma análise descritiva permitiu relacionar como a participação dos estudantes em feiras científicas contribuiu significativamente para o protagonismo e letramento científico em seu processo de ensino e aprendizado. Logicamente, a existência e manutenção destas feiras científicas que apoiam a construção e apresentação de projetos de pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na nova BNCC, e que estes projetos, por vezes, mostram-se promissores para a escolha da carreira profissional a ser seguida.
Palavras-Chave: Feiras Científicas; Protagonismo; Profissão.
