SA23067 - O GAME DESIGN E SUA INFLUÊNCIA NOS VÍCIOS EM JOGOS
Ciências Sociais Aplicadas
Autores
Kevin dos Santos Vittorazzo; Lucas Furtunado dos Santos; Thiago Samuel dos Santos Silva.
Orientadores
Thiago Schumacher Barcelos e Aline Binato Neufeld.
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Kevin dos Santos Vittorazzo; Lucas Furtunado dos Santos; Thiago Samuel dos Santos Silva.
- Thiago Schumacher Barcelos e Aline Binato Neufeld.
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Resumo
Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o “Internet Gaming Disorder” na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Há ausência de consenso na causa do IGD, mas o game-design, como o jogo é projetado, pode ser um fator, podendo haver uma falta de conscientização dos jogadores sobre game design abusivo. Portanto, o objetivo geral consiste em compreender, analisar sobre a possível manipulação das empresas de jogos no uso do game design por meio de um site. Na pesquisa bibliográfica feita pelo Google Acadêmico e PubMed usou-se fontes de órgãos de saúde, os autores mais citados nessas fontes e artigos que tratam de dopamina e game design. Ademais, foi feita uma análise das mecânicas de jogos digitais populares e, por fim, realizando dois questionários de levantamento de opinião. O site pretende explicar táticas de game-design abusivas e ajudar jogadores a identificar jogos problemáticos. Com os dados, será feita uma análise para correlacionar empresas, recursos e jogadores com vício. O projeto visa terminar com os dados dos questionários, a síntese da pesquisa e com a plataforma web “GameBrain” auxiliando os jogadores a evitar o vício e estimulando a autorreflexão, conferindo sua relevância social até o final de setembro.
PALAVRAS-CHAVE: ‘Internet Gaming Disorder’. Videogame. Jogadores