SA23016 - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS: O APRENDIZADO E A APLICAÇÃO EFETIVA DA TECNOLOGIA SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR

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Ciências Sociais Aplicadas
Autores

Elisa Araujo Cristo; Guilherme Antonio Martins; Eduardo Diniz da Silva; Murilo Almeida da Silva.

Orientadores

Marcelo Eduardo Pereira Sgrilli e Leonardo Alves da Cunha Carvalho

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus Avançado São Miguel Paulista

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de produzir conhecimento e desenvolver aprendizagem a partir da perspectiva de práticas societárias. Para isto, o estudo se aproximou do conceito de Tecnologia Social, que propõe um fazer tecnológico para além do saber lidar com recursos, insumos e máquinas, mas sim um processo em que  indivíduo é capaz de pensar em uma concepção contrária a lógica da Tecnologia Convencional, baseada no modelo capitalista que, por sua vez, está enraizada no conceito de tecnologia, impossibilitando pensarmos em outras alternativas viáveis na área de ciências, tecnologias e educação. Com uma levantamento e estudo de materiais teóricos, grupos de estudo e discussões acerca do tema, pesquisa de campo com formulário a fim de coletar opiniões da comunidade do Instituto Federal de São Paulo – Campus Avançado São Miguel Paulista, parceria com outro projeto para fomentar essa perspectiva e compartilhar conhecimentos, seleção com o coletivo da demanda e Tecnologia Social a ser implantada e testes e prototipagem, está sendo possível obtermos resultados como a compreensão e delimitação do uso da Tecnologia Social na educação, entendimento do nosso próprio contexto, pensamento coletivo visando transformar nossa realidade e conhecimento técnico na implantação de um sistema de irrigação automatizado alimentado a partir de energia fotovoltaica. Assim, a pesquisa desenvolvida busca estudar, entender e aplicar os conceitos de Tecnologia Social no contexto escolar, fomentando o desenvolvimento de novas percepções pelos estudantes, com o intuito de colocá-los enquanto agentes do processo da produção tecnológica, de modo que os mesmo analisem e compreendam e criticamente a realidade onde estão inseridos, sendo capazes de transformá-la com responsabilidade social.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia Social, Educação, Metodologia de ensino-aprendizagem.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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