CH23136 - PLANO EM DIA (PED) - FERRAMENTA PARA ENCONTRO DE SIMILARIDADE ENTRE DOCUMENTOS ACADÊMICOS

Ciências Humanas
Autores
Reinaldo Henrique Morais; Ana Patricia Souza Lopes.
Orientadores
Talita De Paula Cypriano De Souza e Rafael Prearo Lima
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Bragança Paulista
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Reinaldo Henrique Morais; Ana Patricia Souza Lopes.
- Talita De Paula Cypriano De Souza e Rafael Prearo Lima
- Instituto Federal São Paulo - Campus Bragança Paulista
Resumo
Compreende-se por interdisciplinaridade o entrelaçamento de disciplinas ou de áreas do conhecimento, sendo, portanto, uma ferramenta fundamental na construção da aprendizagem e do pensamento individual. Entretanto, diversas instituições acadêmicas têm encontrado dificuldade em sua implementação dentro da sala de aula, problemática que se dá como resultado de vários fatores, entre eles a falta de comunicação entre docentes e a carência de tempo para a preparação de aulas voltadas a essa temática. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma plataforma que possibilite uma comunicação aprimorada entre professores, otimize o tempo dedicado à preparação de aulas e proporcione aos alunos uma compreensão integral dos conteúdos. Isso será feito por meio da automatização das buscas por relações interdisciplinares, utilizando o cálculo de similaridade do algoritmo de Levenshtein para implementar um sistema de comparação e análise automática entre planos de aula e propostas pedagógicas curriculares (PPC). O procedimento ocorrerá por meio da submissão destes documentos (sejam eles PPCs ou planos de aula) em formato PDF, os quais, serão enviados pelo docente à plataforma, que, após compará-los com os materiais de outros professores, notificará o usuário (professor) sobre a presença ou ausência de potencial interdisciplinar entre os arquivos analisados. Até o momento, a plataforma é capaz de armazenar os PDFs de planos de aula em seu banco de dados, avaliando seu grau de semelhança ou diferença. Consequentemente, identificando e destacando enfoques interdisciplinares neles presentes. Dessa forma, espera-se que o PED – Plano Em Dia contribua para a melhoria da qualidade do ensino acadêmico, oferecendo suporte na elaboração de atividades interdisciplinares que estimulem o engajamento dos alunos, mediante uma abordagem mais abrangente e contextualizada dos conteúdos, além de promover a diversificação da colaboração entre professores de diferentes disciplinas.
PALAVRAS-CHAVE: Interdisciplinaridade. Similaridade. Planos de aula.
