CH23107 - A INFLUÊNCIA DOS ALGORITMOS DO YOUTUBE NA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS FEMINISTAS E ANTIFEMINISTAS

Ciências Humanas
Autores
Davi Nascimento Pereira; Diego dos Santos Garcias; Julio Cesar Dantas de Melo.
Orientadores
Gabriela Montez Holanda da Silva
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Avançado Jundiaí
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Davi Nascimento Pereira; Diego dos Santos Garcias; Julio Cesar Dantas de Melo.
- Gabriela Montez Holanda da Silva
- Instituto Federal São Paulo - Campus Avançado Jundiaí
Resumo
Este projeto de pesquisa examina como as funcionalidades algorítmicas do YouTube contribuem para a polarização de ideias e a formação de bolhas sociais. Partindo da premissa bem estabelecida na literatura, o estudo aborda como a plataforma, por meio da análise comportamental micro segmentada, promove a criação de grupos de pensamento isolados e prejudica o diálogo público, ao favorecer informações alinhadas às preferências individuais. Para isso iremos investigar quais são os conteúdos que a curadoria algoritmica do youtube entrega para bolhas antifeministas e feministas e analisar os conceitos de gênero, feminismo e aborto imposto pelas bolhas sociais geradas pelo próprio algoritmo da plataforma. Esta pesquisa se baseará na metodologia de revisão bibliográfica, com destaque para a literatura das Ciências Humanas sobre micro segmentação de dados e capitalismo de vigilância, e na análise empírica da funcionalidade dos algoritmos do Youtube. Para tanto, foram criadas duas contas com perfis ideológicos diferentes (feminista; antifeminista) dentro dessa plataforma e serão feitos os registros e análises comparativas dos resultados de “recomendação” e personalização oferecidos pelo site a diferentes buscas – a chamada “curadoria algorítmica”. Portanto, assistimos conteúdos relacionados a cada conta, por volta de 5 horas e 30 minutos, e então já obtivemos uma personalização na área da home-page. Depois disso, anotamos os vídeos em uma tabela, para compararmos os resultados. Para tanto, notamos que os conteúdos recomendados para os dois usuários foram equivalentes, mudando apenas a ordem de exibição. Em síntese, podemos concluir que há criação de bolhas sociais, que determinam os conteúdos propícios a cada usuário na página inicial, isso pode ser percebido com base nos vídeos recomendados de forma diferentes para cada conta, porém através das buscas com os termos já citados, podemos notar que não houve a distinção de usuários baseados nos ideais pré-estebelecidos, devido a aparição de vídeos semelhantes nas buscas em ambos usuários. Este fato pode ser consequencia do uso de palavras-chaves que não possuem distinção de lado no espectro social procurado. Para estudos futuros, é sugerido ampliar a análise para incluir uma gama maior de vídeos, não apenas os resultados de busca, mas também as recomendações subsequentes.
PALAVRAS-CHAVE: Algoritmos. Youtube. Bolhas sociais. Feminismo. Antifeminismo.
