CH23051 - AÇÕES INCLUSIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: A PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES PAEE MATRICULADOS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Design_sem_nome__14_-removebg-preview
Ciências Humanas
Autores

Yasmin Almeida Santos

Orientadores

Gabriela Alias Rios

Instituição

Instituto Federal São Paulo - Campus Avançado Jundiaí

Resumo

Esta pesquisa, que se encontra em andamento, tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva do discente, a percepção e a satisfação dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) sobre as ações inclusivas, bem como o cumprimento das políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva. A pesquisa configura-se como qualitativa e de caráter exploratório. Para atingir o objetivo geral, está sendo feita a (i) Identificação dos núcleos ou comissões responsáveis pelo desenvolvimento de ações inclusivas no IFSP para a busca dos sujeitos participantes; (ii) identificação das ações relacionadas à inclusão escolar, e a falta delas, para o acesso e permanência dos  estudantes PAEE matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio; (iii)  analise da satisfação dos estudantes PAEE, a partir do discurso, quanto às ações inclusivas e seus impactos para a permanência e êxito na instituição; (iv) identificação da contribuição dos Napnes, no âmbito do acesso, permanência e certificação. Para tanto, está sendo utilizado como instrumento um questionário elaborado com base na Escala de Satisfação Atitudes de Pessoas com Deficiência (ESA), proposta por Guerreiro (2011). Este material foi aplicado, até o momento, em dois campus do IFSP, dos quais obteve-se respostas que condizem com identificação da percepção dos estudantes, bem como os pontos positivos e negativos em relação à inclusão escolar nos institutos federais. Tais dados estão sendo analisados, de forma a contribuir com a elaboração dos futuros documentos institucionais no IFSP.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Napne. Satisfação do estudante. Inclusão. Ensino Médio. IFSP.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

feccif@ifsp.edu.br