CH23045 - EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ESTUDANTES COM AUTISMO: A TECNOLOGIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AUXILIANDO NA DIMINUIÇÃO DAS DIFICULDADES BÁSICAS DO COTIDIANO ESCOLAR
Ciências Humanas
Autores
Evelyn Nunes da Silva Gualter; Caio Henrique Pereira de Araújo.
Orientadores
Robson Ferreira Lopes
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Guarulhos
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Evelyn Nunes da Silva Gualter; Caio Henrique Pereira de Araújo.
- Robson Ferreira Lopes
- Instituto Federal São Paulo - Campus Guarulhos
Resumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo o autista restringir-se a atividades e interesses específicos. O aluno que possui o transtorno encontra dificuldades ao ingressar em uma escola regular despreparada para a adaptação curricular. Sendo assim, é necessário que o discente autista receba um auxílio especial do docente por meio de práticas pedagógicas e metodologias de ensino como um meio de tornar as informações acessíveis aos estudantes portadores do TEA. A proposta deste estudo é desenvolver um protótipo de um site que reúna as informações gerais da síndrome, as tecnologias assistivas utilizadas em sala de aula, e que permita o compartilhamento das experiências dos profissionais da área de educação da rede municipal da cidade de Guarulhos que trabalharam com crianças autistas. Projetamos realizar pesquisa de campo para obter compreensão aprofundada dos mecanismos subjacentes à integração de alunos autistas em escolas municipais de Guarulhos, faixa etária 4-6 anos. Utilizaremos um questionário para coletar dados de entrevistas, focalizando nas práticas pedagógicas dos professores que já auxiliaram alunos autistas em sala de aula, visando sua incorporação no design preliminar da plataforma. O resultado da pesquisa ainda não foi concluído, pois estamos na fase de coleta de informações por meio de um questionário dirigido a educadores da rede municipal de Guarulhos. É esperado que a pesquisa alcance a audiência educacional e, futuramente, seja criada uma plataforma publicada na web para compartilhar experiências no ensino inclusivo de alunos autista.
PALAVRAS-CHAVE: Autismo. Práticas Pedagógicas. Metodologia de ensino. Protótipo.