CH23032 - A INFLUÊNCIA DO ACESSO À INTERNET/TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COMUNIDADE ESTUDANTIL DO CAMPUS GUARULHOS DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

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Ciências Humanas
Autores

Hugo dos Santos; Luiz Felipe da Silva; Neemias Felix Gomes Silva Santos.

Orientadores

Rodrigo Aparecido de Godoi e Robson Ferreira Lopes

Instituição

Instituto Federal São Paulo - Campus Guarulhos

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratória em que se procurará estudar como o acesso à internet/tecnologia influenciou e impactou o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, no período do ensino remoto emergencial, no IFSP – Campus Guarulhos, durante e depois da quarentena. Por ocasião da pandemia de COVID-19, tivemos que nos adaptar rapidamente acerca do uso da internet e da tecnologia, em nossos estudos.  Com base em nossas vivências, em sala, foi possível constatar inúmeras dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o ensino remoto e no período de retorno às aulas presenciais. Muitas dificuldades foram relacionadas com a falta de internet de qualidade ou aparelhos adequados, com o fato de terem de dividir o notebook/computador com outras pessoas em casa ou com a espera do auxílio, que o próprio IFSP disponibilizou a fim de adquirirem o equipamento. Desse modo, para verificar se tais dificuldades possuem alguma relação com a falta de acesso à internet de qualidade ou a de aparelhos adequados, foram realizadas breves perguntas, em questionários, para os alunos do Campus Guarulhos, no ano de 2022, e obtivemos alguns resultados que parecem corroborar a nossa hipótese inicial, ou seja, o processo de ensino-aprendizagem atual pode ter sido muito afetado não somente por questões de ordem didática ou pedagógica, mas, sobretudo, pela dificuldade de acesso à internet de qualidade e de equipamentos adequados. Todavia, ainda não obtivemos resultados suficientes para responder a problemática do nosso estudo, pois ainda estamos em período de desenvolvimento do trabalho, colhendo mais informações e dados sobre o assunto abordado, por meio de levantamentos a partir das experiências em relação aos equipamentos e acesso à internet. Ao final da pesquisa, será elaborado um site em que será divulgado aos estudantes os dados do estudo. Em suma, com essa pesquisa será possível compreender como a falta acesso de qualidade e a carência de tecnologia podem ter impactado no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, como também será um meio de verificar se o programa de auxílio realizado pelo campus conseguiu ser eficaz no enfrentamento das dificuldades enfrentadas pelos estudantes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Ensino Emergencial. Tecnologia.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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