CH23029 - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA

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Ciências Humanas
Autores

Felipe Gabriel Courel Souza

Orientadores

Lucas Labigalini Fuini e Elias Mendes Oliveira

Instituição

Instituto Federal São Paulo - Campus São João da Boa Vista

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a participação em olimpíadas escolares como estratégia de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Geografia no ensino médio. A título de estudo de caso, será considerada a experiência de participação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São João da Boa Vista, na 8ª OBG 2023 – que compreende a 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia e a 6ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT. De forma mais específica, pretende-se detalhar os aspectos concernentes às estratégias de ensino-aprendizagem mobilizadas para participação dos alunos na edição de 2023, relacionando metodologias ativas, aprendizagem colaborativa e uso de objetos de aprendizagem em formato digital e audiovisual.  A OBG/OGB é um evento que tem por objetivo principal despertar nos jovens estudantes o interesse pela Geografia e pelas Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar a curiosidade científica. A metodologia aqui utilizada é de pesquisa exploratória, com base em um estudo de caso analisado a partir de abordagem quali-quantitativa. Esse trabalho trata da participação do IFSP-SBV nas três primeiras fases da competição realizadas no ano de 2023, com base em formulário aplicado junto aos estudantes participantes. Um total de 105 alunos – correspondendo a um aumento de 105,88% em relação a participação no ano anterior – do Ensino médio integrado ao técnico (em Eletrônica e Informática) participaram desse evento. A preparação para os alunos foi realizada por meio de oficinas de orientação e explanação sobre conteúdos da prova, ofertados no canal oficial da OBG do Instituto Federal de São João da Boa Vista. Dessa forma, foi realizada a organização de equipes e acompanhamento para a realização das provas online, sendo que a participação dos estudantes ocorreu no formato de provas por equipe. Considerando os dados coletados entre os estudantes respondentes, a participação  na OBG teve impacto em suas formações como estudantes, sendo considerados positivos a forma de realização da prova em formato cooperativo/colaborativo e online (com apoio em pesquisas), no entanto, aparece como elemento desafiador o nível de dificuldade das questões (cujas explicações decorrem de fatores variados) e o curto prazo entre uma etapa e outra.

 

PALAVRAS-CHAVE: Olimpíada Brasileira de Geografia, Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Olimpíadas escolares, Instituto Federal de São Paulo, Campus São João da Boa Vista.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

feccif@ifsp.edu.br