CH23012 - DISLEXIA E FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR: PROPOSTA DE FERRAMENTA DIDÁTICA ALIANDO TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

Ciências Humanas
Autores
Geovanna Christiny de Oliveira; Beatriz da Silva Nogueira.
Orientadores
Gema Galgani Rodrigues Bezerra e Alexandra Aparecida de Souza.
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Guarulhos
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Geovanna Christiny de Oliveira; Beatriz da Silva Nogueira.
- Gema Galgani Rodrigues Bezerra e Alexandra Aparecida de Souza.
- Instituto Federal São Paulo - Campus Guarulhos
Resumo
A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais frequentes, por isso, o projeto se propõe a descrever as principais dificuldades dos disléxicos em seus processos de aprendizagem – em especial, da leitura -, bem como compreender e discutir suas possíveis causas, consequências e formas de intervenção, tendo em vista o desenvolvimento do sujeito leitor. Complementarmente, estudou-se sobre o cenário dos dados de leitores no Brasil e sobre a importância da leitura, de modo a evidenciar como a dislexia é mais um fator que prejudica a formação leitora, razão pela qual se justifica investigar estratégias de mediação envolvendo tecnologia e informática. O método de investigação adotado é a pesquisa bibliográfica, em que produções sobre o tema são acessadas, analisadas e sintetizadas para elaborar um material teórico que subsidie o desenvolvimento de um protótipo de jogo para web, utilizando-se as linguagens de programação Javascript e PHP. Os resultados dos estudos preliminares mostram que a dislexia precisa ser mais pesquisada e, com o desenvolvimento do protótipo de jogo como apoio didático, espera-se aplicar conhecimentos de linguagens e informática visando a um público-alvo de crianças, de modo a lhes facilitar a discriminação visual de grafemas e sua associação com fonemas, mobilizando vias sensoriais diversas para otimizar a aprendizagem do sistema alfabético. O projeto já começou a elaborar um site informativo sobre a dislexia, que contém uma versão básica do jogo e, ademais, está em desenvolvimento um modelo conceitual do seu funcionamento no Figma, a fim de auxiliar sua visualização e processo de produção.
PALAVRAS-CHAVE: Dislexia. Leitura. Informática. Tecnologia.
