CE23120 - JAL: JOGO PARA ESTIMULAR O USO DE RACIOCÍNIO E AUXILIAR NO ENSINO DE CRIANÇAS

Ciências Exatas e da Terra
Autores
Lívia da Silva Matos; Ana Luiza Candido Siqueira; Julia Silva Santos.
Orientadores
Cecilia Pereira de Andrade
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Campinas
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Lívia da Silva Matos; Ana Luiza Candido Siqueira; Julia Silva Santos.
- Cecilia Pereira de Andrade
- Instituto Federal São Paulo - Campus Campinas
Resumo
Alguns estudantes possuem dificuldades em suas aprendizagens e acabam buscando aprender com plataformas disponíveis em meio virtual. Por isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo para estimular o uso de raciocínio lógico e auxiliar o ensino de alunos de 08 à 10 anos de idade de maneira lúdica e de fácil entendimento. Para isso, utilizamos da linguagem Scratch para criar o jogo e de HTML, PHP e CSS para criação de uma interface web que hospeda o mesmo. Ao longo do projeto, criamos, em um ambiente virtual, animações e histórias simples, mas que conseguem proporcionar novas experiências e uma diferente forma de ensino que reafirma conhecimentos gerais já possuídos pela criança. Por fim, concluímos que alguns materiais tradicionais de uso escolar não conseguem competir com outras plataformas de passatempo disponíveis online e por isso é necessário trazer para espaços escolares novas tecnologias para adequar e estimular o aluno a interessar-se pelas mais diversas situações de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Jogos. Educação. Crianças. Ensino.
