CE23120 - JAL: JOGO PARA ESTIMULAR O USO DE RACIOCÍNIO E AUXILIAR NO ENSINO DE CRIANÇAS

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Ciências Exatas e da Terra
Autores

Lívia da Silva Matos; Ana Luiza Candido Siqueira; Julia Silva Santos.

Orientadores

Cecilia Pereira de Andrade

Instituição

Instituto Federal São Paulo - Campus Campinas

Resumo

Alguns estudantes possuem dificuldades em suas aprendizagens e acabam buscando aprender com plataformas disponíveis em  meio virtual. Por isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo para estimular o uso de raciocínio lógico e auxiliar o ensino de alunos de 08 à 10 anos de idade de maneira lúdica e de fácil entendimento. Para isso, utilizamos da linguagem Scratch para criar o jogo e de HTML, PHP e CSS para criação de uma interface web que hospeda o mesmo. Ao longo do projeto, criamos, em um ambiente virtual, animações e histórias simples, mas que conseguem proporcionar novas experiências e uma diferente forma de ensino que reafirma conhecimentos gerais já possuídos pela criança. Por fim, concluímos que alguns materiais tradicionais de uso escolar não conseguem competir com outras plataformas de passatempo disponíveis online e por isso é necessário trazer para espaços escolares novas tecnologias para adequar e estimular o aluno a interessar-se pelas mais diversas situações de aprendizagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos. Educação. Crianças. Ensino.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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